/ Notícias / Cinco cursos da UCPel serão avaliados pelo ENADE no dia 20
Cinco cursos da UCPel serão avaliados pelo ENADE no dia 20
Acadêmicos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prestarão prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no dia 20 de novembro. Encontros para conscientizar sobre a importância da participação – que é obrigatória -, realização de um simulado e a criação de vídeos com dicas preparativas para a prova foram algumas das ações realizadas pela Pró-Reitoria Acadêmica. (Foto: Simulado aplicado pela UCPel).

Conforme explica o coordenador de Graduação e Extensão, professor Luiz Fernando Meirelles, todo o planejamento da UCPel seguiu o calendário estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Reuniões com os coordenadores dos cinco cursos de graduação avaliados foram realizadas para programar as atividades previstas. “Na sequência, também ocorreram encontros com os acadêmicos participantes do exame”, informa.

Um simulado, composto por temas e estilos de questões tipicamente presentes em edições anteriores do Enade, também foi aplicado para os cursos entre a última semana do mês de setembro e a primeira semana de outubro. Vídeos com dicas sobre as provas também foram feitos para auxiliar os estudantes em possíveis dificuldades.

A realização da prova do Enade 2016 é obrigatória para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até o mês de julho de 2017. As provas serão aplicadas em 20 de novembro, às 13h, no Campus I da UCPel, rua Gonçalves Chaves, 373. Serão dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha). Já as provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

Enade – Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.