/ Notícias / Cetres/UCPel organiza encontros virtuais para participantes
Cetres/UCPel organiza encontros virtuais para participantes
30.06.2020 | 15:09 | #cetres #coronavirus
Cetres/UCPel organiza encontros virtuais para participantes

Para aplacar sentimentos como saudade, solidão e ansiedade, o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vem utilizando a tecnologia para reunir seus integrantes. Encontros em vídeo ou conversas via grupos de whatsapp se tornaram uma ferramenta importante ao enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus.  

As atividades realizadas através de videochamadas deram tão certo que até já viraram rotina. Um exemplo foi a realização de um Sarau, com apresentação de danças, músicas, poesias e de trabalhos manuais. Além do Sarau, pelo menos duas vezes na semana ocorrem oficinas de temas ligados a assuntos como fisioterapia, espanhol, criatividade, crochê, por exemplo, no formato adaptado.    

De acordo com coordenador do Cetres, psicólogo Hartur Torres da Silva, foram criados 10 grupos de whatsapp, que juntos alcançam mais de 120 pessoas. “Para que desse certo, elaboramos vídeos com orientações sobre como acessar o operar os aplicativos”, conta. Faz parte do novo processo pedagógico criado a partir da apropriação das ferramentas digitais por parte dos usuários do Centro, completa Hartur. 

 


Encontros virtuais como espaço ao diálogo 

Um dos principais sintomas causados pelo isolamento social nos idosos do Cetres vem sendo a saudade. Aumento de sintomas depressivos, agravamento de distúrbios de sono, ansiedade, dor crônica também foram identificados. “Os espaços de diálogos que estamos construindo ajudam a abordar essas temáticas. Quando identificamos alguma necessidade a partir das falas, tratamos desse assunto no próximo encontro”, explica Hartur. 

Para a coordenadora do grupo musical Darli Moreira, as salas de visitas on-line vem sendo uma experiência positiva. “Esses espaços nos reaproximaram, estão nos proporcionando várias alegrias e são responsáveis por nos trazer de volta ao mundo”, avalia. 

Vânia Fradique, coordenadora do grupo de dança Encanto Cigano, acredita que as videochamadas são uma alternativa para amenizar a saudade das amigas. “Somos muito unidas e sentimos falta das atividades”, diz. Na avaliação de Vânia, os encontros ainda ajudam os idosos que moram sozinhos a enfrentar de forma mais positiva o distanciamento social.     

Além dos espaços segmentados, a coordenação do Cetres criou um grande grupo, chamado Unido pela Saúde, em que são compartilhados folders, vídeos e áudios com informações relevantes para a promoção da saúde e garantia de direitos dos idosos no período da pandemia. Esses conteúdos são elaborados a partir da colaboração com o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e com o Núcleo de Publicidade e Propaganda, ambos da UCPel.

Na avaliação do coordenador do Cetres, além da auxiliar os idosos a se apropriarem das ferramentas digitais, a iniciativa se tornou um espaço em que os participantes podem demonstrar sua singularidade e subjetividades. “Sentimos um afeto vibrante nesses encontros que nos inspira profundamente, com muita frequência saímos emocionados e sensibilizados por todas as trocas”, finaliza. 

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?