/ Notícias / Cetres/UCPel mantém cuidado com a população idosa durante pandemia
Cetres/UCPel mantém cuidado com a população idosa durante pandemia
15.05.2020 | 17:53 | #cetres #coronavirus
Cetres/UCPel mantém cuidado com a população idosa durante pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus manter a população idosa bem informada e acolhida salva vidas. O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm realizado encontros virtuais com os grupos de idosos durante o período de isolamento social. Também divulga, semanalmente, campanha informativa sobre promoção de saúde, saúde mental, garantia de direitos e acesso a serviços pela pessoa idosa.

De acordo com o coordenador do Cetres, psicólogo Hartur Torres da Silva, os encontros realizados através de videoconferência têm sido uma alternativa eficiente para manutenção dos vínculos, reencontro dos participantes e de promoção em saúde. “Mantemos dois encontros semanais em que são abordados os desafios vividos pelos idosos durante o isolamento social, além da elaboração de estratégias para o período de enfrentamento da pandemia”, explica.

As reuniões virtuais contarão eventualmente com convidados especiais. Os grupos e as temáticas abordadas são organizados conforme surgem as dúvidas e questionamentos nos próprios encontros, mesclando membros a cada semana.

A aposentada Zeli Fontella Sant Anna, de 61 anos, participa do Centro há uma década e na maior parte do tempo realizou oficinas de idiomas e turismo. “O espanhol que aprendi no Cetres me abriu as portas do mundo. Nem sonhava viajar por tantos lugares e já estou no segundo passaporte. O segredo pra ser feliz é não ter vergonha e curtir a vida”, conta ao revelar que conheceu Itália, França e Espanha com os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos de aprendizado.

Na última quinta-feira (14), Zeli teve a oportunidade de rever as amigas pela primeira vez durante a quarentena. “Temos uma amizade linda e muito carinho umas pelas outras. Algumas integrantes seguem juntas há pelo menos oito anos. Foi muito bom revê-las”, diz.

Muitos idosos lutam contra a depressão e neste período viram os sintomas aflorarem com a solidão do isolamento social. A aposentada lembra que algumas amigas enfrentam mais dificuldade para lidar com a situação. “Eu luto todos os dias contra a depressão. Tenho feito coisas que gosto muito e intercalado com outras tarefas necessárias, que não gosto tanto, em pequenas doses. É importante não sermos tão rigorosos com nós mesmos”, diz ao lembrar que nem todos têm a mesma facilidade em lidar com a situação. “Algumas amigas estavam muito tristes em ter de se afastar dos filhos e netos. Com certeza todos ficaram mais animados com os encontros virtuais. É importante mentalizarmos que tudo vai passar e se nos cuidarmos direitinho ficaremos bem”, lembra.

Zeli ressalta ainda a importância do Cetres para o seu dia a dia e acredita que a pandemia nos deixará algumas lições para o futuro. “Espero sair dessa situação ainda mais humana, pacífica e espiritualizada. Já percebi que preciso de poucas coisas para viver e ser feliz”, finaliza.

Informação

A campanha informativa é realizada em parceria com a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e consiste na produção de peças de variados formatos que serão divulgadas nas redes sociais, whatsapp e rádios. “A campanha já está em andamento e deverá produzir vídeos, áudios e cards para informar a comunidade em geral de assuntos pertinentes ao momento que estamos vivendo com foco especialmente no público idoso”, completa o coordenador do Cetres.

Extensão

Com 29 anos de atuação na comunidade, o Cetres é um dos projetos de extensão mais antigos da UCPel. No último ano foram ofertadas mais de 30 oficinas, todas ministradas por monitores voluntários e alunos da universidade. Os cursos, gratuitos para pessoas a partir dos 50 anos, abordam temáticas como memória, crochê, tricô, informática, dança de ritmos variados, espanhol, inglês, atividade física, pintura óleo sobre telas, tapeçaria e macramê, terapia ocupacional e dança do ventre.

Redação: Mariana Santos