/ Notícias / Católica recebe novamente Festival Internacional de Música
Católica recebe novamente Festival Internacional de Música
Este já é o terceiro ano consecutivo que as melodias de diversos instrumentos misturadas ao talento de artistas de todo o mundo se encontram nos corredores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Apoiadora do 3º Festival Internacional SESC de Música, a Instituição empresta o Auditório Dom Antônio Zattera, o Estúdio de Produção Fonográfica e suas salas de aula para o desenvolvimento de oficinas e práticas de grupo instrumental. O evento ocorre em Pelotas desde 2011, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC. Em 2013, ocorre de 14 a 26 de janeiro.

Acomodados no Estúdio de Produção Fonográfica da UCPel, o professor Ricardo Arenhaldt e seus alunos participaram na manhã desta terça (15) de mais uma aula do curso de bateria. É a primeira vez que ele participa do evento e diz sentir-se honrado com a oportunidade. “A estrutura está muito bem montada e os alunos também estão muito interessados”, observou. Além dos cursos ministrados todas as manhãs, no turno da tarde, diversas turmas, como as de trompete, saxofone, piano, bandolim e flauta, se reúnem no Estúdio para a Prática Instrumental de Música Brasileira e Jazz.

Nascido em Lajeado e morador de Porto Alegre, Arenhaldt carrega na bagagem profissional o Prêmio Açorianos de Música e a atuação com grandes nomes do cenário artístico brasileiro, como Geraldo Flach, Nana Caymmi e Ivan Lins. Para ele, poder unir a teoria do curso com a prática dos ensaios instrumentais é uma ótima oportunidade que aguça a sensibilidade de improvisação e promove com maestria a união do erudito com o popular.

O paraibano Moisés Alves, integrante da Orquestra Sinfônica Nacional de Brasília, já participou do Festival em 2012 e se surpreendeu ao ter sua fisionomia reconhecida pelo público que o reviu agora. Ele ministra o curso de trompete e diz considerar bastante interessante a iniciativa da UCPel em sediar as aulas, uma vez que ajuda a conscientizar os participantes da importância de formação superior na área, principalmente pela existência do curso de Produção Fonográfica.

As oficinas continuam ocorrendo até o dia 26, assim como as diversas atrações que têm mobilizado a atenção dos moradores de Pelotas e região. Nesta quinta-feira (17), a atração principal fica por conta do Quinteto Villa-Lobos, do Rio de Janeiro, no Teatro Guarany, às 21h. Mais informações aqui.