/ Notícias / Campanha de vacinação feita pela UCPel é destacada em reportagem da TV Globo
Campanha de vacinação feita pela UCPel é destacada em reportagem da TV Globo
18.05.2016 | 11:43 | #enfermagem
Campanha de vacinação feita pela UCPel é destacada em reportagem da TV Globo
O aumento de casos de caxumba no Brasil foi tema de reportagem veiculada na manhã desta quarta-feira (18) pela TV Globo, no telejornal Bom Dia Brasil. A matéria destacou a campanha de vacinação contra a doença promovida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e realizada no dia 10 deste mês.

Preocupada com a situação vacinal dos estudantes, a UCPel teve a iniciativa de promover a vacinação na própria instituição. "A Universidade sempre pede para que os alunos se vacinem antes de entrarem no campo da prática, de irem para as Unidades de Saúde. Sabendo do aumento no número de casos de caxumba, a UCPel entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pelotas e garantiu essa parceria, que permitiu a vacinação dos nossos alunos", explicou a coordenadora do curso de Enfermagem, Luciene Primo.

A mobilização feita pela Universidade, das 8h às 21h, envolveu os alunos do curso de Enfermagem e garantiu a aplicação de 500 doses da vacina triviral, que imuniza contra a caxumba, rubéola e sarampo. A demanda superou a expectativa dos envolvidos na iniciativa, visto que a campanha terminou mais tarde que o previsto e ainda havia pessoas interessadas na vacina.

"A procura foi grande por causa da triviral, inicialmente prevista apenas para a comunidade da UCPel. Mas registramos a presença de muitos alunos de cursos da área da Saúde da UFPel. Eles vieram e também foram vacinados", pontuou a professora do curso de Enfermagem da Católica, Ana Azevedo.

A caxumba é uma doença viral transmitida pela respiração. Ela causa aumento de glândulas salivares, dor e febre. Pessoas com até 49 anos podem ser imunizadas gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do município.