/ Notícias / Atividades do Pibid já têm data para começar
Atividades do Pibid já têm data para começar
As atividades de uma instituição de Ensino Superior vão além da sala de aula. Elas chegam à comunidade. O projeto Universidade e escola: Criando laços e compartilhando saberes, produzido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e aprovado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal, promoverá o vínculo com três escolas municipais da cidade por meio de atividades pedagógicas com acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Filosofia, Matemática e Pedagogia. Na presença de professores e alunos da Universidade e representantes das escolas, em um encontro na manhã desta quarta-feira (08), houve a apresentação do projeto e foram dados os primeiros passos para o começo de suas atividades.

O programa do Governo busca fomentar a formação acadêmica dos futuros professores por meio do financiamento de bolsas. Na UCPel, ao todo, são 75 alunos envolvidos no projeto. Eles serão divididos em grupos de 25 pessoas em cada escola – cinco em cada área – e realizarão atividades pedagógicas diferenciadas, com o objetivo de experenciar a prática de ser professor. Além dos acadêmicos, estão envolvidos professores da escola e responsáveis da UCPel que coordenarão as ações do projeto.

As instituições de ensino que participarão são a Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa e a Escola Estadual Padre Anchieta. A professora Carla Duarte faz parte da comissão supervisora do Pibid na Escola Padre Anchieta. Segundo ela, a expectativa em relação ao início das atividades do projeto que vincula sua escola à UCPel é grande e positiva. “Será um novo começo para todos. Serão práticas diferentes com pessoas diferentes”, afirma Carla.

Para a professora da UCPel que idealizou o projeto, Jara Fontoura, o reconhecimento e a aprovação do “Universidade e escola: Criando laços e compartilhando saberes” significa valorização à UCPel. “É muito difícil conseguir a aprovação de um projeto assim. É uma concorrência com todo o Brasil e nós conseguimos”, diz Jara, com orgulho.

Um dos alunos que compõe o grupo de 75 participantes do projeto nas escolas é Junior Ramires, do oitavo semestre do curso de Ciências Biológicas. Para ele, a oportunidade de participar das atividades do Pibid acrescentará experiência e crescimento pessoal em sua formação acadêmica. “A integração vai contar muito como uma forma de sentir na prática a profissão que escolhi, até porque na escola a realidade é diferente. Estando no último semestre, esta experiência tem ainda mais importância”, afirma Ramires.

O estudante Maicon Simões, do sexto semestre do curso de Letras, também está envolvido no projeto da UCPel em parceria com o Pibid. “Eu espero que, além do crescimento pessoal, que é consequente desta experiência, as escolas também se beneficiem com nosso trabalho”, diz Maicon.

As atividades do projeto começam na semana que vem. Nos dias 14 e 15 os acadêmicos da UCPel visitarão as escolas onde vão atuar para conhecer a realidade dos educandários e, a partir daí, montar o cronograma de atividades. As ações da UCPel junto às escolas duram um ano, podendo ser prorrogadas por mais um se forem bem avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).