/ Notícias / As possibilidades da atuação do produtor fonográfico são tema de encontro
As possibilidades da atuação do produtor fonográfico são tema de encontro
O bate-papo, apesar de informal, foi repleto de informações para os acadêmicos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas, que receberam nesta sexta-feira (08) a presença do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e produtor musical, Ticiano Paludo. Com a temática Quem é quem na indústria fonográfica, Paludo mesclou informações pertinentes da área com histórias pessoais, enriquecendo ainda mais o seu relato. A palestra foi a primeira atividade da 1ª Jornada Fonográfica.

As dificuldades enfrentadas como músico e como produtor no início da carreira foi relembrada pelo palestrante e comparada com as facilidades tecnológicas encontradas hoje em dia. Entretanto, Paludo foi enfático em afirmar que ter acesso à tecnologia não é garantia da realização de um bom trabalho. “O fácil acesso à tecnologia está criando uma geração de músicos muito preguiçosos, que não sabem tocar. Hoje as pessoas confundem tecnologia com talento”, explica, e diz que hoje opta por trabalhar somente com o que gosta.

Sobre a área de atuação, o palestrante explicou que é um mercado em ascensão e ficou muito feliz em ver um auditório com mais mulheres do que homens, visto que a presença feminina na área é quase nula. Ainda sobre o mercado, o professor avaliou a mudança que está em pleno andamento, com a diminuição da presença das gravadoras, com o declínio de ouvintes do rádio e sua possível recuperação devido o acesso através dos aplicativos de tablets e celulares.

Ainda segundo o palestrante, hoje para o artista ter um bom som precisa gravar bem e ter um bom produtor musical. “A ferramenta crowdfounding (financiamento coletivo) é uma forma de obter recursos através de doações na internet e não ficar dependendo apenas de gravadora”, explica, ressaltando que existem diversas formas alternativas de produção.

Os encontros promovidos pela Jornada Fonográfica ocorrem a cada 15 dias, e vão até o dia 21 de junho. A próxima palestra será sobre A influência do consumidor na produção musical, com Alberto Raguenet (PUCRS), ainda a ser confirmada. O valor das atividades para quem não optou pelo pacote é de R$ 10,00 por encontro, que ocorrem sempre no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel, (Rua Almirante Barroso, 1.202).

Programação:
22/03 – Palestra A influência do consumidor na produção musical, com Alberto Raguenet (PUCRS) – A confirmar
05/04 – Minicurso de mixagem, com Lauro Maia (A Vapor Estúdio)
19/04 – Minicurso de masterização, com Marcos Abreu (Engenheiro de Áudio-POA)
10/05 – A confirmar
24/05 – Palestra Composição e produção musical para o mercado dos games, com o acadêmico de Produção Fonográfica Roger Dutra (RAD Produções em Áudio)
07/06 – Palestra Empreendedorismo: uma oportunidade, com Claudino Camargo Abreu (Sebrae/Pelotas)
21/06 – Palestra Incubação de empresas como viabilização do primeiro empreendimento, com Samuel Ongaratto, coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel