/ Notícias / Artigo do GITEP/UCPel sobre Gresham Sykes é publicado em revista argentina
Artigo do GITEP/UCPel sobre Gresham Sykes é publicado em revista argentina
Artigo do GITEP/UCPel sobre Gresham Sykes é publicado em revista argentina

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) está presente na edição especial da revista Cuestiones Criminales. Editada pelo Laboratório de Estudos Social e Cultural sobre Violência Urbana da Universidade Nacional de Quilmes (LESyC/UNQ), Argentina, a publicação comemora a tradução do livro "The Society of Captives: A Study of a Maximum Security Prison", de Gresham Sykes, para a língua espanhola. 

Em seu artigo, o coordenador do GITEP/UCPel, professor Luiz Antônio Chies, mostra como ocorreu a utilização da obra de Sykes pelos pioneiros da sociologia das prisões no Brasil, sobretudo nas décadas de 1970 e 1980. O autor norte-americano também contribuiu para a realização de duas pesquisas do GITEP voltadas à cognição científica de questões pertinentes às realidades prisionais brasileiras.

De acordo com o docente da UCPel, mesmo o autor tratando de uma realidade diferente da encontrada nos presídios brasileiros, segue sendo uma importante referência. “Socorrendo-se nas noções de Sykes, as pesquisas do GITEP demonstraram que não só os presos são impactados pelos ambientes penitenciários. Em certa medida, também os agentes penitenciários e os demais servidores são afetados pelas diferentes dores e sofrimentos prisionais”, comenta. 

Sykes é um autor clássico e pioneiro à sociologia das prisões. Em 1958 publicou o livro "The Society of Captives: A Study of a Maximum Security Prison" (obra ainda não traduzida para o português), o qual traz importantes contribuições epistemológicas, teóricas e empíricas para esse campo de estudos, tais como a noção e categorização de sofrimentos prisionais e dos chamados defeitos do poder total, na relação entre administração prisional e presos.

 

Edição especial 


A edição especial da revista Cuestiones Criminales,  chamada Cuaderno de Investigación, pretende contribuir para o debate e análise de obras clássicas essenciais ao desenvolvimento do campo da disciplina. A última edição comemora a tradução recente de uma obra de Sykes para o espanhol.

Conforme Chies, em 2018 ocorreu um Workshop Internacional “La ‘Sociedad de los cautivos’: límites y posibilidades para pensar la prisión contemporánea en América Latina”, na Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires. O evento foi coordenado pelo professor da Universidade Nacional del Litoral, de Santa Fé, Argentina, Massimo Sozzo, (também organizador deste número da revista) em alusão a um ano da tradução da obra para o espanhol. 

O artigo do Gitep foi inicialmente escrito para esse evento, o qual também deu origem à publicação deste número temático da revista. O texto pode ser encontrado neste link


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?