/ Notícias / Arquitetura de Urbanismo da UCPel recebe Günter Weimer em aula inaugural
Arquitetura de Urbanismo da UCPel recebe Günter Weimer em aula inaugural
03.08.2016 | 17:44 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura de Urbanismo da UCPel recebe Günter Weimer em aula inaugural
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam no dia 11 de agosto de aula inaugural. Será palestrante da noite o arquiteto e urbanista Günter Weimer, autor e organizador de mais de 40 livros e que tem como principal tema de interesse a história e o patrimônio da arquitetura no Brasil.

O evento, marcado para iniciar às 19h no Auditório Dom Antônio Zattera, também contará com uma fala do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Miguel Frederico do Espírito Santo, comenta a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Laura Zambrano. “Miguel irá falar sobre o patrimônio histórico e sua proteção institucional”, informa a professora.

Já Weimer, irá abordar a arquitetura e o urbanismo no Rio Grande do Sul. “O professor possui uma bibliografia extremamente importante na área, e em especial sobre história da arquitetura, imigração alemã e açorianos no Estado”, explicou a docente da UCPel, complementando que utiliza diversos livros do convidado como bibliografia para disciplinas do curso.

Além dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, alunos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também serão convidados a participar do evento. Interessados em participar das duas palestras devem realizar cadastro através do link. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Conheça Günter Weimer

Weimer formou-se em Arquitetura em 1963 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, continuando seus estudos na Alemanha, onde se especializou em 1967 em Desenho Industrial pela Hochschule für Gestaltung. Obteve grau de mestre em História da Cultura em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e de doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1990. É professor aposentado da UFRGS, da UNISINOS e PUCRS. Já escreveu inúmeros artigos para publicações especializadas, interessando-se principalmente por aspectos históricos e patrimoniais da arquitetura. Foi autor ou organizador de mais de quarenta livros.

Miguel Frederico do Espírito Santo

É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em História do Rio Grande do Sul, também pela UFRGS, e em Criminologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É mestre em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi professor universitário na Faculdade de Direito de Santa Cruz, na PUC, na ULBRA e na UFRGS. É procurador do Ministério Público, membro e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. É ainda autor de diversas obras de história.