/ Notícias / Arquiteto egresso da UCPel é indicado em premiação do Saergs
Arquiteto egresso da UCPel é indicado em premiação do Saergs
18.11.2019 | 10:48 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquiteto egresso da UCPel é indicado em premiação do Saergs

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cassius Baumgarten, foi indicado à Homenagem Especial Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (ATHIS). O prêmio, oferecido pelo Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs), terá seus vencedores escolhidos por meio de votação e divulgados no dia 26 de novembro. A cerimônia de premiação acontecerá em 13 de dezembro.

A indicação ao prêmio foi feita pela Saergs, responsável por apresentar os nomes pré-selecionados às entidades parceiras que escolheram os indicados a concorrer ao prêmio em 2019. A premiação visa homenagear profissionais gaúchos alinhados à trajetória da entidade. A finalidade do prêmio é valorizar o trabalho desempenhado por arquitetos e urbanistas do RS, reconhecer a carreira de profissionais e envolver os colegas na escolha dos mais destacados e representativos.

Na avaliação de Cassius, a indicação é um grande reconhecimento do seu trabalho. “A homenagem ATHIS ajuda na democratização da arquitetura e me estimula a seguir lutando cada vez mais pelo direito de moradia digna a todos”, comenta.

O interesse de Cassius com a habitação social começou durante a graduação na UCPel. Desde então, desenvolve projetos fundamentados no direito à moradia adequada. “Meu trabalho como arquiteto visa atender as necessidades de moradia digna. Essa é a principal função da arquitetura”, avalia.

Entre projetos desenvolvidos por Cassius estão a Casa Palete, o Programa Morar Bem e a Casa Prisma, projetos de baixo custo e que ensinam as famílias em situação de vulnerabilidade uma nova maneira de construir habitações. Atualmente, o arquiteto trabalha auxiliando servidores do município de Capão do Leão a implantarem o programa de regularização fundiária.

Além da categoria em que Cassius concorre, outras quatro também podem receber votos – setor público, setor privado, jovem arquiteto e homenagem póstuma. A votação vai até o dia 22 e pode ser realizada por meio do site http://saergs.org.br/arquitetoano2019/. Podem votar arquitetos e urbanistas residentes no Rio Grande do Sul.

A iniciativa tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS). Também conta com o apoio da Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil (AAI Brasil/RS), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional dos Arquietos e Urbanistas (FNA), Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e Memorial Luiz Prestes.

Redação: Lia Xavier