/ Notícias / Alunos e professores da UCPel visitam a Vinícola Guatambu
Alunos e professores da UCPel visitam a Vinícola Guatambu
Alunos e professores do cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conheceram no último sábado (9) o sistema de geração de energia fotovoltaica (solar) da Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito, na região da Campanha. A vinícola é a primeira da América Latina a possuir 100% de geração de energia através do sol. (clique na imagem e veja a galeria de fotos)

Os participantes foram recebidos pelo proprietário da vinícola, Walter José Potter, que relatou aos presentes o processo e a motivação para introduzir a geração de energia solar no empreendimento. A visita foi guiada pelo diretor da Inove Energias Renováveis, Alex Chagas, que implementou o sistema. Questões relacionadas aos equipamentos utilizados, capacidade de geração, interligação com a rede elétrica da concessionária e vida útil do sistema foram temas tratados.

De acordo com o professor Leandro Zafalon, a atividade foi importante pois a comitiva teve a oportunidade de conhecer todos os componentes de um sistema geral de energia fotovoltaico em funcionamento. Dúvidas dos acadêmicos e docentes foram esclarecidas, dando suporte à utilização dos conhecimentos na formação profissional.  Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção de vinhos e espumantes da vinícola.

Última chance do Vestibular

Os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo estão com vagas abertas no Vestibular de Inverno 2016, que teve prazo de inscrição prorrogado até esta segunda-feira (11). A inscrição deve ser realizada pelo site ou na Central de Atendimento da UCPel, único local onde a taxa de R$ 50,00 ainda pode ser paga.