/ Notícias / Alunos de Arquitetura e Engenharia Civil visitam a 17ª Construsul
Alunos de Arquitetura e Engenharia Civil visitam a 17ª Construsul
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) visitaram a 17ª Feira Internacional da Construção (Construsul), que ocorreu na cidade de Novo Hamburgo, de 06 a 09 de agosto. A atividade deu início à Semana de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, que encerrou na quarta-feira (13). Acadêmicos do curso de Engenharia Civil também estiveram presentes no primeiro dia da Construsul.

O evento é uma das maiores feiras de construção civil do Brasil e da América Latina, consagrado pela geração de negócios, que engloba os setores de construção, acabamentos e infraestrutura. Participaram desta edição mais de 500 expositores que apresentaram novidades tecnológicas, além de ideias criativas e sustentáveis.

Por estar mais adiantada no curso, a aluna do sétimo semestre de Engenharia Civil Carisiane Vasconcelos disse que pôde aproveitar melhor a Feira, absorvendo de uma forma mais ampla o conhecimento transmitido durante as palestras.

Para a estudante do oitavo semestre do curso de Arquitetura, Alexandra Viana, a visita à Feira foi de grande valia, pois contribuiu para um maior conhecimento sobre o uso de materiais e as últimas inovações no setor do comércio de construção. Algumas empresas, como Tintas Renner, Worker, Grupo Weber e WaterSec chamaram a atenção da acadêmica com seus estandes. “Já é a segunda vez que participo da feira, e recomendo aos alunos de semestres iniciais que participem da próxima edição, pois vale muito a pena”, comentou.

Semana de Arquitetura e Urbanismo
Um dos destaques da Semana do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade foi a noite de terça-feira (12), dedicada ao patrimônio cultural do município. O secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna, um dos convidados da noite, destacou a importância do patrimônio cultural, “que não se define apenas por exemplares arquitetônicos, mas, também, através dos ofícios, saberes e modos de fazer nas celebrações e nas formas de expressão”.

O secretário ainda aproveitou a oportunidade para divulgar a programação do Dia do Patrimônio, que ocorrerá entre 16 e 17 de agosto. “Teremos 102 atividades distribuídas em 38 locais. Convidamos a comunidade para participar e se reapropriar da sua cultura”, disse.

A noite de terça-feira ainda teve espaço para a apresentação dos projetos de restauro do Theatro Sete de Abril, feita pelo arquiteto Fábio Caetano; e da Estação Férrea, com participação da engenheira Gisela Frattini. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Laura Zambrano, a oportunidade serviu para integrar acadêmicos da Instituição com a Secretaria de Cultura de Pelotas.

Na quarta (13), o evento foi encerrado com palestra técnica da empresa Montana Química S.A., atuante no setor de construção.