/ Notícias / Alunos da UCPel participam de congresso em microeletrônica
Alunos da UCPel participam de congresso em microeletrônica
11.05.2012 | 11:51 | #engenharia-eletronica
Alunos da UCPel participam de congresso em microeletrônica
A Microeletrônica está presente em praticamente todos os equipamentos que integram o nosso dia a dia. Celulares, tablets e câmeras fotográficas, por exemplo, tornam-se mais complexos e, no entanto, cada vez menores. As pesquisas dedicadas a essa área visam, portanto, melhorar o desempenho desses aparelhos e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de potência dos circuitos digitais integrados. Simplificando: buscam fazer com que as informações circulem de forma mais rápida, consumindo menos bateria. Com estudos voltados a essa perspectiva, três alunos e três professores do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram, entre os dias 23 e 28 de abril, do 27° Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2012), realizado em São Miguel das Missões/RS.

O Simpósio, representativo dos três Estados do Sul do Brasil, abrigou pesquisadores em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado que traziam suas contribuições em projetos de circuitos integrados voltados às mais diversas aplicações, inclusive na área de Engenharia Biomédica, como foi o caso de um dos trabalhos da UCPel. A otimização microeletrônica, nessa perspectiva, além de aumentar o tempo de vida útil de baterias, também auxilia na redução de tamanho dos aparelhos. Quando menor o chip, menor o aparelho. E isso é relevante porque, atualmente, as baterias evoluem mais lentamente em comparação à tecnologia dos equipamentos.

UCPel
Ao todo, a UCPel participou com a apresentação de três trabalhos, onde os alunos puderam mostrar para a comunidade científica o que vêm desenvolvendo: 2-Coefficient Fixed Point Hardwired Adaptive Filtering Based on LMS Algorithm (Implementação de Hardware dedicado de Filtro Adaptativo de 2 Coeficientes Baseados no Algoritimo LMS), do aluno Maique Garcia; Matrices Manipulation for the Implementation of a Hardwired Affine Projections Algorithm for Acoustic Echo Cancelling (Manipulação de Matrizes para a Implementação de um Hardware Dedicado do Algoritmo de Projeções Afins para o Cancelamento de Eco Acústico), do aluno Aminadabe Soares; e FPGA Implementation of Neural Network for EEG Signal Processing (Imprementação de Redes Neurais em FPGA para o Processamento de Sinais de EEG), do aluno Tiago Pontes. Como co-autores, entram os professores do Centro Politécnico Eduardo Costa, Sergio Almeida e Carla Becker.

Esses resultados representam os esforços de pesquisa empregados pelos alunos no Laboratório de Microeletrônica e Processamento de Sinais e no Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade. Para Maique a receptividade que os trabalhos receberam foi uma surpresa. “Aqui na Faculdade a gente não tem noção da importância dos trabalhos que estamos desenvolvendo. Só lá podemos perceber que nossas pesquisas são competitivas e estão em igual ou melhor nível que o de outras Universidades”, afirma.