/ Notícias / Alunos da Escola Joaquim Assumpção lançam livro sob orientação do Pibid
Alunos da Escola Joaquim Assumpção lançam livro sob orientação do Pibid
10.12.2014 | 16:44 | #pedagogia #ecologia
Alunos da Escola Joaquim Assumpção lançam livro sob orientação do Pibid
Acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que atuam na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção promoveram, na tarde desta segunda-feira (08), o lançamento do livro Pequenos escritores: descobertas e reflexões sobre o meio-ambiente. A publicação tem a participação dos alunos das turmas do segundo ano da Escola.

Responsáveis pelos alunos e a comunidade escolar puderam conferir a obra, que traz como tema os animais da região da Costa Doce e, também, dicas de como reutilizar materiais descartáveis para produção de brinquedos, conscientizando sobre o cuidado com o meio ambiente.

De acordo com a integrante do Pibid, Valéria Nunes, a atividade encerrou o projeto deste ano com a proposta de auxiliar no aprendizado das crianças, trabalhando o letramento e a alfabetização. Valéria explica que a partir do contato dos alunos com textos de revistas, folhetos, e todos os tipos de materiais, que abordam diversos assuntos, veio o incentivo para que eles pudessem ter a experiência de produzir o livro.

Como o tema animais foi bastante discutido nos encontros promovidos pelo Pibid, as acadêmicas propuseram aos alunos da Escola que fizessem pequenos textos informativos sobre animais que habitam a região Sul, juntamente com desenhos feitos por eles, utilizando como fonte o livro Aventura no Mar de Dentro, produzido a partir do projeto Artesanato do Mar de Dentro, um trabalho realizado por artesãos dos municípios da Costa Doce.

A segunda atividade proposta pelo grupo do Pibid foi a produção de brinquedos com materiais descartáveis, como garrafas pet, caixas de remédios e potes de iogurte. Após a confecção dos brinquedos, os alunos escreveram pequenos textos informando como fizeram e o que usaram. Estas dicas compõem o livro e mostram que o meio ambiente pode ser preservado também com a ajuda das crianças.

Segundo Valéria, o objetivo principal da criação da publicação foi de incentivar as crianças para que pudessem produzir textos trabalhando a escrita de forma lúdica, a partir das atividades desenvolvidas durante o ano. ”Como muitos estão em fase de alfabetização, a ideia foi deixá-los livres para produzir seus próprios textos”, comentou.

Visita ao Museu da UCPel
Como parte das atividades do Pibid, no dia 1° de dezembro o grupo promoveu também uma visita com os alunos da escola Dr. Joaquim Assumpção ao Museu de História Natural da UCPel. Na ocasião, eles puderam conferir mais sobre a história dos animais que habitam a região e que fazem parte do acervo didático do local.