/ Notícias / Alunos da Engenharia Civil da UCPel visitam obra do Estádio Bento Freitas
Alunos da Engenharia Civil da UCPel visitam obra do Estádio Bento Freitas
06.07.2016 | 16:40 | #engenharia-civil
Alunos da Engenharia Civil da UCPel visitam obra do Estádio Bento Freitas
Uma obra atípica na região: a reconstrução das estruturas de um estádio de futebol. Um tipo de empreendimento em que podem ser conferidos diversos conceitos importantes da Engenharia Civil. Foi por isso que o professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Francisco Gonçalves, levou nesta terça-feira (5) até o Estádio Bento Freitas, do Grêmio Esportivo Brasil, oito alunos que cursam do 6º ao 9º semestre da graduação (clique na imagem e veja a galeria de fotos da visita).

Os acadêmicos das disciplinas Resistência de Materiais e Pontes acompanharam de perto o andamento da obra, cujo projeto e execução estão sob responsabilidade da construtora Porto 5. A construção segue um padrão de superestrutura mista, na qual está sendo utilizado concreto produzido pela própria empresa e pré-moldado para os acabamentos. “O contato com a prática é muito importante e a visitação é interessante também para vislumbrar os desafios impostos pela construção e a necessidade de exatidão de uma obra como esta”, afirma o professor.

A visita foi guiada pela engenheira Civil corresponsável pela obra, Patrícia Priebe. Ela concluiu a graduação no fim de 2014 e afirma que durante o curso é essencial correr atrás de experiências práticas: “A teoria é muito diferente da prática, quando temos que lidar com coisas nunca esperadas. A principal dica que posso dar aos alunos é ter interesse e correr atrás de atividades, principalmente estágios na área”.

Com olhares muito concentrados e várias perguntas na ponta da língua, os alunos deixaram claro o quanto gostaram da experiência. Para Marcel Figueiredo, do 6º semestre do curso, a visita foi agregadora. “Nunca tinha tido a oportunidade de visitar uma obra dessa amplitude. Numa fase do curso em que estamos aprendendo sobre estruturas, visualizar tão de perto essa realidade nos faz entender muito melhor o conteúdo”, afirma.

Os jovens ainda puderam conversar e fazer perguntas a um profissional português que está trabalhando no empreendimento. Para o professor, esse é mais um diferencial. “A Porto 5 é uma empresa de construção civil que traz um know how desenvolvido há muitos anos em Portugal. Um padrão europeu confere um maior profissionalismo e conceitos como o de marcação de obra e a mecanização, que são admiráveis. E os alunos puderam acompanhar isso hoje”, pontua.

Quem seguiu a dica de Patrícia Priebe foi o jovem estudante do 5º semestre de Engenharia Civil da UCPel, André Hamm. O futuro engenheiro correu atrás das oportunidades e hoje é um dos dois estagiários da obra do Bento Freitas. “O mais interessante em tudo isto é eu ter a chance de participar e ver de perto o funcionamento desta grande obra. Tive que correr muito atrás desta oportunidade, que está sendo maravilhosa. Além de tudo, consigo aliar a teoria à prática”, comemora.

Vestibular de Inverno 2016

A UCPel está oferecendo 50 vagas no curso de Engenharia Civil para o Vestibular de Inverno 2016. A inscrição para prestar prova de redação custa R$ 50 e pode ser feita até o sexta-feira (8). O exame será realizado no dia 12. Quem ingressar na UCPel através do Vestibular pode pleitear o Crédito Estudantil da Fundação Dom Antônio Zattera. Além disso, sócios do Brasil de Pelotas em dia podem receber 10% de desconto nas mensalidades. Mais informações no site ou pelo telefone (53) 2128-8000.