/ Notícias / Acadêmicos da UCPel desenvolvem sistema para monitorar geração de energia solar
Acadêmicos da UCPel desenvolvem sistema para monitorar geração de energia solar
13.12.2016 | 10:33 | #engenharia-de-computacao
Acadêmicos da UCPel desenvolvem sistema para monitorar geração de energia solar
Durante a disciplina de Projetos de Automação do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), os acadêmicos Matheus Stigger e Bruna Martins desenvolveram um protótipo para monitorar a geração de energia fotovoltaica (solar). A partir da análise dos dados obtidos através do sistema criado pela dupla, será possível qualificar a eficiência da geração de energia dos equipamentos instalados no Campus I da UCPel, responsáveis pela iluminação de emergência de todo o Prédio D. 

O sistema é formado por placas de prototipação responsáveis pela aquisição dos dados de corrente elétrica, tensão elétrica e potência elétrica. Essas informações são armazenadas em um banco de dados para na sequência serem transformadas em gráficos gerados através de ferramentas da Google, explica o coordenador do curso, professor Leandro Zafalon Pieper. “Através dessas informações podemos verificar a eficiência da geração de energia”, explica. 

De acordo com o professor, os acadêmicos utilizaram um sistema real de geração de energia e a partir desse contato criaram um sistema de monitoramento que servirá para aprimorar a eficiência na geração. “Os resultados são motivadores, porém há muito a ser feito como possibilitar a visualização dos dados através de uma página na internet”, avalia. O professor comenta que os próximos alunos da disciplina terão ainda que incluir outros tópicos como monitoramento de outras variáveis e o cálculo de CO2 que deixa de ser emitido com a utilização da energia solar.

Na avaliação da acadêmica Bruna, ter participado da iniciativa possibilitou o contato com a tecnologia da energia solar e também com todo o processo que envolve a captação e a verificação da energia recebida. “O desenvolvimento do sistema foi de grande aprendizado também em relação às diversas ferramentas que foram utilizadas para a realização do projeto, promovendo uma visão holística da metodologia”, diz. 

Os equipamentos do sistema de geração de energia solar foram doados pela Inove Energias Renováveis, empresa parceira da UCPel. Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação também terão a oportunidade de conhecer os componentes do sistema em disciplinas ministradas ao longo da graduação. 

Vestibular Agendado 

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado. Serão disponibilizadas 16 datas divididas entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A nova modalidade é composta por uma prova de redação. Confira mais informações no site do Vestibular, vestibular.ucpel.edu.br.   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?