/ Notícias / Acadêmicos da Engenharia Civil organizam participação no Concrebol 2019
Acadêmicos da Engenharia Civil organizam participação no Concrebol 2019
19.09.2019 | 16:31 | #engenharia-civil
Acadêmicos da Engenharia Civil organizam participação no Concrebol 2019

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão da 16ª edição do Concrebol durante o 61° Congresso Brasileiro do Concreto. O evento será realizado em Fortaleza (CE), entre 15 e 18 de outubro, e propõe a construção de uma bola de concreto simples com materiais e dimensões pré-estabelecidos que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

A atividade implica um processo de avaliação composto por três etapas. A primeira analisa se há a utilização dos parâmetros de peso e medidas exigidos. Na sequência, é realizada a simulação de um jogo de futebol em que é verificada a capacidade de a bola rolar pela trajetória quando impulsionada por um pêndulo. O objetivo é fazer o gol. Já a última prova testa a resistência do concreto, uma das principais avaliações do processo.

Segundo o capitão da equipe, acadêmico Maikon Pires, o grande desafio no período de preparação foi encontrar um traço que se adequasse, ou seja, que fosse resistente e leve ao mesmo tempo. Encontrar uma forma que suportasse os concretos propostos também foi uma grande dificuldade. “Mas após muito trabalho conseguimos alcançar a medida da bola que ficasse dentro dos nove quilogramas de massa permitidos”, explica.

Atualmente, a equipe está realizando processo de cura e lapidação das esferas, que se encontram dispostas em câmara úmida imersa em água com temperatura ambiente. O próximo passo será a lapidação de algumas arestas e, por fim, a realização de uma camada de cobrimento para uniformizar as bolas.

Para o orientador da equipe, professor Celso Pedreira, a participação dos acadêmicos caracteriza uma grande vantagem no processo de formação. “Esse tipo de atividade proporciona ampla experiência em materiais, tecnologias de concreto, resistência e peso, e isso com certeza faz toda diferença”, avalia.

Esta será a segunda vez que a Universidade integra a competição. Na edição anterior, os alunos alcançaram o segundo lugar. Além de Maikon Pires, Jonathan Feddern, Marcelo Gonçalves e Omar Junior compõem a atual equipe, sob orientação do professor Celso Pedreira.

Redação: Helena Rocha