/ Notícias / Acadêmicos da Administração da UCPel desenvolvem plano de negócios para startups
03.07.2019 | 14:55 | #administracao

Acadêmicos do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram a oportunidade de vivenciar a profissão através de atividade multidisciplinar. Um plano de negócios real foi desenvolvido para quatro startups incubadas no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da UCPel. O resultado foi apresentado na segunda-feira (1º), no Pelotas Parque Tecnológico.

Os alunos foram divididos em grupos, conforme o número de incubadas atendidas. Durante o semestre, reuniões foram realizadas a fim de alinhar as informações que serviram de base para a construção de um plano de negócios e de um planejamento estratégico. Uma análise financeira, considerando investimentos, taxas e tempo de retorno, também foi desenvolvida.

Até chegar ao resultado final, os acadêmicos construíram e aplicaram pesquisa de mercado, identificando clientes e oportunidades. Na visão da acadêmica Iândora Pires, o processo de construção possibilitou que eles saíssem do contexto universitário e atuassem como profissionais. “Normalmente eles contratam pessoas graduadas para fazer esse serviço e foi satisfatório ter essa possibilidade ainda no meu processo de formação”, destacou.

Além de oportunizar aos acadêmicos uma visão real do mercado de trabalho, a atividade irá conduzir as ações de quatro incubadas do Ciemsul. Através do plano de negócios, as empresas poderão prever gastos e possíveis dificuldades, conforme destacou o CEO da ORE Engenharia, Geologia e Soluções, Vinícius Taborda.

Para ele, a visão técnica dos alunos será um diferencial para o desenvolvimento da empresa e participação em futuros editais. Além disso, permitiu que os membros da startup pudessem focar em outros aspectos do negócio. “Ter essa equipe por trás, dando suporte através da construção desse material, abriu nossos olhos para outros campos que, até então, não conseguíamos enxergar”, complementou.

A atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e Administração Financeira, sob responsabilidade dos professores Cristiano Klinger, Eloi Tramontin e Eliézer Timm.

Redação: Manuelle Motta