/ Notícias / Acadêmico do Jornalismo retorna de oficinas do Canal Futura
Acadêmico do Jornalismo retorna de oficinas do Canal Futura
16.03.2020 | 10:02 | #jornalismo
Acadêmico do Jornalismo retorna de oficinas do Canal Futura

O acadêmico do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Renan Santos, voltou recentemente do Rio Janeiro. Durante o mês de fevereiro o estudante participou do Geração Futura, programa realizado pelo Canal Futura juntamente com Universidades parceiras de todo o país.

Nos onze dias em solo carioca, Renan participou de oficinas que qualificaram sua formação no audiovisual. Dentre as atividades desenvolvidas estiveram palestras e cursos práticos como roteiro, direção, produção, mídias digitais, mobilização comunitária, entre outros.

Segundo conta, a experiência foi enriquecedora não só no aspecto profissional, mas também no pessoal. “Ampliou muito meus horizontes dentro do audiovisual e sobre como produzir novos formatos. E como pessoa me fez enxergar outras realidades, compreender os processos, e, dessa forma, vivê-los da melhor maneira”, conta.

Um dos momentos mais marcantes para o acadêmico foi a palestra ministrada pelo ex-repórter do Canal Futura, Luís Nachbin, sobre documentários. Essa foi uma das palestras responsáveis por incentivá-lo a pensar em formas de renovar o fazer jornalístico. “Fez aflorar ideias de novos formatos, de novas perspectivas no jornalismo”, afirma Renan.

O projeto, no entanto, não terminou junto com os cursos presenciais. De volta a Pelotas, o estudante precisa produzir um interprograma com cerca de cinco minutos sobre o tema ‘Professores Inspiradores’. Esses programas serão exibidos no Canal Futura no mês de outubro, como forma de homenagem a todos os professores brasileiros.

Para quem estiver interessado em participar, Renan aconselha a ficar atento ao período de inscrições. E ressalta que é uma oportunidade de não apenas agregar à profissão, mas também na vida pessoal. “Sair um pouco da nossa realidade, entender que existem outras formas de fazer jornalismo. Compreender estes processos é maravilhoso e torna a experiência inesquecível”, conclui o acadêmico.

Redação: Lia Xavier