/ Notícias / Acadêmico de Letras da UCPel utiliza conceito de ‘memes’ para tornar aula mais atrativa
20.06.2017 | 10:47 | #letras
Difundidos pelas redes sociais, os memes propagam informações e tratam temas do cotidiano com leveza e bom humor. Motivado por estudos na área que já identificam este como um gênero textual, o acadêmico do sétimo semestre do curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Julian Rodrigues, passou a utilizá-los como uma ferramenta de ensino na sala de aula com alunos do Ensino Médio.

A expressão meme é bastante conhecida e utilizada na Internet, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, música que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Na sala de aula, Julian utiliza os memes como apoio para trabalhar a questão de gêneros textuais para uma turma do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cassiano do Nascimento.

Os resultados tem surpreendido o acadêmico que buscava ferramentas que tornassem as aulas de Português mais atrativas. A motivação veio por meio da orientação da professora Thais Rochefort e do artigo de Mariana Brizola, The zoeira never ends - os memes da internet como expressão de identidade. O estudo destaca o meme não apenas como diversão, mas como forma de revelar muitas coisas sobre a atual dinâmica social e sobre a forma que lidamos com a questão das identidades.

“O meme é uma unidade de transmissão cultural. Um replicador cultural. Ele apropria-se de uma imagem ou uma ideia para criar outra imagem ou outra ideia. Considero um gênero textual, mas aplico em outros gêneros também”, destaca o acadêmico.

Antes de trabalhar com interdiscurso do meme, Julian desenvolveu um questionário para conhecer melhor os estudantes. Para ele, um dos principais desafios dos professores de Língua Portuguesa é despertar o interesse dos alunos, mostrando que a disciplina pode ser estudada e aplicada a temas mais próximos da realidade deles. “Da mesma forma que utilizo histórias em quadrinhos para dar minhas aulas, os memes espalhados pela internet são uma forma de representar o possível sentimento dos alunos durante a apresentação da matéria e quase sempre eles se identificam”, complementa Julian.

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponível em ucpel.edu.br/vestibular

Redator: Alisson Lopes