/ Notícias / Acadêmica de Enfermagem é premiada no Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Acadêmica de Enfermagem é premiada no Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Estudante do oitavo semestre de Enfermagem na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jacqueline Flores de Oliveira foi uma das premiadas do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que ocorreu de 04 a 07 de novembro, em Florianópolis. Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Jacqueline recebeu o segundo lugar na categoria Temas Livres, com a apresentação do trabalho Os níveis séricos do fator de crescimento neural (NGF) em pacientes com transtorno depressivo e risco de suicídio. O estudo é vinculado ao Laboratório de Neurociências Clínicas da UCPel.

Foram 600 trabalhos inscritos e 16 selecionados para apresentação oral - entre eles, o de Jacqueline. A orientação foi do professor Jean Pierre Oses. O destaque no evento é uma conquista para o currículo da aluna, que aproveitou a oportunidade da Bolsa de Iniciação Científica. "Nem conhecia esse lado da Enfermagem. O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho, que mostra o quanto a UCPel se dedica à pesquisa na área da saúde mental", disse.

O estudo apresentado por Jacqueline avalia as alterações nos níveis séricos do Fator de Crescimento Neural (NGF) em indivíduos com transtorno depressivo maior (TDM) com e sem risco de suicídio. A intenção era investigar um possível envolvimento desta neurotrofina - presente no sistema nervoso e que tem papel importante no funcionamento do cérebro - na fisiopatologia da depressão e suicídio.

De acordo com ela, a pesquisa indicou uma diminuição nos níveis de NGF de indivíduos com depressão e risco de suicídio, em comparação com os saudáveis. Segundo a pesquisadora, alterações nos níveis centrais de NGF podem influenciar no desenvolvimento de transtornos mentais. "Sugerimos que o NGF pode servir como um possível biomarcador para o Transtorno Depressivo Maior, contribuindo com o diagnóstico e tratamento dessa patologia", explicou.