/ Notícias / Acadêmica da Odontologia retorna de intercâmbio em Portugal
Acadêmica da Odontologia retorna de intercâmbio em Portugal
12.08.2019 | 17:25 | #institucional
Acadêmica da Odontologia retorna de intercâmbio em Portugal

A acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Carolina Moura, voltou a  Pelotas depois de passar cinco meses em Portugal. A experiência vivenciada na Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Viseu, junto aos acadêmicos do sexto semestre da graduação portuguesa, foi importante para a definição do seu ramo de atuação.

De acordo com Carolina, a troca de experiências com estudantes estrangeiros foi extremamente rica, tanto no conceito acadêmico como pessoal. Um dos diferenciais observados pela estudante é no currículo do curso de Odontologia de Portugal, que proporciona o contato prático com pacientes mais tardiamente.

Para a estudante, é justamente a prática já no começo da graduação, proposta pelo curso da UCPel, que faz a diferença no processo de aprendizado. “Tenho a tranquilidade de saber que vou me tornar uma profissional qualificada”, avalia.

Durante sua temporada no exterior, a qualidade de vida dos portugueses e o acesso à tecnologia de ponta foram os pontos que mais chamaram a sua atenção. “Lá cirurgias com laser são comuns, até em procedimentos simples. Já aqui no Brasil essa técnica não é um procedimento padrão”, comenta.

A UCPel, através do setor de Relações Internacionais, coordenado pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), possui convênios de cooperação com 18 universidades estrangeiras. O intercambista recebe da Universidade todo o auxílio quanto ao procedimento de matrícula na nova instituição onde estudará.

Segundo o coordenador do EDR, professor Ezequiel Megiato, a Instituição está empenhada em qualificar seus contatos com as embaixadas. Recentemente, representantes da Universidade visitaram o Consulado do Canadá, em Porto Alegre. Também estão programadas visitas aos Consulados de Portugal, Itália e Estados Unidos.

Acadêmicos interessados em vivenciar a experiência devem entrar em contato com o EDR através do e-mail intercambio@ucpel.edu.br, ou pelo telefone (53) 2128.8013. As possibilidades de intercâmbio são oferecidas através de editais. O próximo deverá ser lançado ainda no segundo semestre letivo deste ano.

Redação: Karina Kruschardt