/ Notícias / 8ª Semana Acadêmica da Enfermagem ocorre na UCPel
8ª Semana Acadêmica da Enfermagem ocorre na UCPel
17.09.2014 | 11:53 | #enfermagem
8ª Semana Acadêmica da Enfermagem ocorre na UCPel
Iniciou, na tarde desta segunda-feira (15), a 8ª Semana Acadêmica da Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Esta edição traz o levantamento de questões sobre O protagonismo do cuidado à criança.

O evento iniciou com a participação das enfermeiras Sheila Borges Strelow e Simone Arnez de Azevedo, da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Ambas abordaram o tema Mortalidade infantil: panorama regional.

Logo após, a enfermeira e professora Clair de Souza Zamo falou sobre o Programa de Saúde do Adolescente e sobre um artigo elaborado por profissionais pós-graduandas através de um estudo descritivo com dados da mortalidade infantil em Pelotas, no período de 2005 a 2008. Em sua fala, a professora ressaltou a importância do acolhimento feito pelos profissionais da Enfermagem, em relação às jovens grávidas e que iniciam a vida sexual.

Também durante a tarde o tema Legalização do aborto: princípios éticos na assistência de Enfermagem, foi abordado pela enfermeira e professora da UCPel, Karen Knopp de Carvalho. Karen falou sobre alguns aspectos do problema, como o enfrentamento da situação frente às questões de saúde pública, a discriminação e os agravos impostos à saúde, e sobre razões culturais, legais e religiosas ligadas ao tema.

Ainda neste dia, os participantes puderam conferir a palestra sobre o tema Manejo da dor como quinto sinal vital, ministrada pela enfermeira Isabel de Oliveira Arrieira.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Luciene Primo, o simples fato de o evento ser exclusivamente organizado pelos alunos do curso, mesmo tendo a ajuda dos professores, já é um fato relevante, além de o tema escolhido ser pertinente e atual.

O evento termina na quinta-feira, dia 18, com a realização de oficinas sobre Emergências Pediátricas, Reanimação Cardiopulmonar (enfoque pediátrico) e Teste Rápido de HIV e Sífilis.