/ Notícias / 10 coisas que você precisa saber sobre Tuberculose
10 coisas que você precisa saber sobre Tuberculose
11.12.2015 | 09:58 | #enfermagem
10 coisas que você precisa saber sobre Tuberculose
O curso de Enfermagem da UCPel alerta para a doença, que parece ser coisa do passado mas é mais comum do que você pensa.


1. A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium tuberculosis. Essa bactéria é transmitida pelo ar, através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa doente.



2. A bactéria deixa de ser transmitida quando a pessoa doente realiza o tratamento corretamente.


3. Como essa bactéria é transmitida pelo ar, a tuberculose é uma doença muito comum e pode afetar qualquer pessoa.

4. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a doença pode se manifestar em diferentes órgãos do corpo.

5. A bactéria pode ficar incubada e a doença pode não se manifestar durante muito tempo. As pessoas que estão com a bactéria incubada não transmitem para outras pessoas.

6. Os principais sintomas quando a tuberculose está ativa e a pessoa realmente está doente são: tosse, catarro, cansaço, falta de apetite, febre, emagrecimento, suores noturnos e pode, ou não, ocorrer catarro com sangue. Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças porque são muito comuns. Então, fique atento!

7. Você pode estar com tuberculose se estiver com tosse e catarro há mais de três semanas. Então, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e converse com o profissional de saúde sobre o exame de tuberculose.

8. O diagnóstico é feito, principalmente, pelo exame de escarro (catarro) e qualquer profissional da saúde pode fazer uma solicitação desse exame para você. O SUS realiza o exame de escarro e o resultado fica pronto em 24 ou 48 horas.

9. Essa doença tem cura e o tratamento é feito exclusivamente pelo SUS. Para curar a tuberculose é preciso tomar a medicação corretamente, sem interromper o tratamento nenhum dia, durante seis meses.

10. A tuberculose é mais comum do que você pensa! Evitar ambientes fechados, aglomerados e sem ventilação é uma medida de prevenção. Mas, para erradicar essa doença, é fundamental que todos os doentes sejam identificados e tratados corretamente, pois o Mycobacterium tuberculosis só é transmitido por pessoas que estão doentes e sem tratamento.
 

Fonte: Profa. Dra. Mariana Soares Valença, do curso de Enfermagem da UCPel
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?