UM POUCO
SOBRE NÓS

/ Conheça a UCPel

Criada em 7 de outubro de 1960, a Universidade Católica de Pelotas é a instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul. Idealizada por Dom Antônio Zattera, a Católica - como é carinhosamente chamada - nasceu e se mantém comunitária.

Por formar líderes, comprometidos em atuar em prol do desenvolvimento social e humano, a UCPel se tornou referência na região sul do estado. Todo o conhecimento desenvolvido dentro da instituição tem o objetivo de contribuir para as comunidades do seu entorno.

Por ser uma instituição comunitária, é voltada prioritariamente para ações educacionais de caráter social. Assim, como não tem fins lucrativos, destina parte de sua receita às atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, clínicas, assistência judiciária, entre outros serviços.

O criador O criador O criador O criador O criador

O Criador

O criador O criador O criador O criador O criador

Da vontade de Dom Antônio
Zattera evangelizar sua comunidade,
nasceu a UCPel.

Visionário, de fé inabalável, ele tudo pôde. Sua determinação férrea o fez criar diversas instituições, todas voltadas ao desenvolvimento máximo do conceito de ser humano.

Carismático, mas de personalidade forte, reuniu muitos admiradores e alguns desafetos. Ao ser provocado, respondia da única forma que sabia: através da ação. Até hoje, seus ideais voltados à construção de uma sociedade mais justa e fraterna permanecem presentes nos espaços por onde passou.

Nossa
Universidade

São 52 mil metros quadrados voltados ao desenvolvimento do conhecimento. Entre dois Campi e o Hospital Universitário São Francisco de Paula circulam mais de 5 mil alunos. Mais de 30 cursos de graduação presenciais e a distância, três programas de pós-graduação e 30 especializações realizam processos seletivos anualmente.

A busca constante por melhorias na infraestrutura vem dando cara nova a espaços de convivência e laboratórios. Qualificar o ensino através do uso da tecnologia e de novas formas ativas de aprendizagem, assim como o incentivo ao empreendedorismo, incluem a UCPel dentre as universidades brasileiras que mais buscam a inovação.

A UCPel também é a maior escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas para o curso de Medicina. A seleção é anual e ocorre sempre no mês de novembro.


Mantenedora

A UCPel pertence a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC). Fundada em 15 de março de 1959, possui caráter filantrópico e comunitário atuando nas áreas de educação e saúde.

Missão

Investigar a verdade, produzir e compartilhar o conhecimento para formar seres humanos, profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade.

MISSÃO

Visão

Ser uma universidade de qualidade reconhecida, centro de referência de conhecimento em educação, saúde, negócios e tecnologia, alicerçados na inovação, na gestão sustentável e participativa, contribuindo para a promoção social e cultural e desenvolvimento local e regional.

VISÃO

Valores

Verdade Solidariedade Liberdade Voluntariado Justiça Transparência Ética Comprometimento Inovação Promoção da Vida
VALORES

Nossa
Estrutura

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem sua estrutura de 52 mil metros quadrados.

Principal espaço da Universidade Católica, o Campus I está situado na Rua Gonçalves Chaves, 373, no centro da cidade. Nele estão abrigados locais como a Central de Atendimento, o Centro de Apoio Acadêmico, a Galeria de Arte, o Memorial Dom Antônio Zattera, a Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss e o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura.

Igualmente no centro da cidade, na Rua Padre Anchieta, 1.274, fica o Prédio Santa Margarida, que abriga a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), a Seção de Recursos Humanos, a Gestão de Pessoas, a Assistência Judiciária, o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, o Núcleo de Assessoramento Fiscal e um auditório.

Já o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite abriga o Centro de Especialidades do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O destaque fica para a piscina terapêutica do curso de Fisioterapia, que complementa o atendimento da sua Clínica, contribuindo para a saúde na região. O Campus fica localizado na Avenida Fernando Osório, 1.586, na zona norte da cidade.

Considerado o maior laboratório de ensino da UCPel, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) possui 240 leitos, ambulatório geral com 32 especialidades, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde e pronto-atendimentos adulto e pediátrico. Cerca de 70% de seus atendimentos são pelo SUS. Referência na área materno-infantil, com destaque para a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, o São Francisco ainda mantém a Casa da Gestante, criada especialmente para atender gestantes de alto risco do SUS. O HUSFP está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.123, centro de Pelotas.

ADMINISTRAÇÃO
SUPERIOR

Chancelaria
Conselho Superior
Reitoria
Conselho Universitário
Pró-Reitoria Acadêmica - PRAC
Pró-Reitoria Administrativa - PRAD

SAIBA MAIS

CENTROS E
INSTITUTOS

Centro de Ciências da Saúde

Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas

Instituto Superior de Formação Humanística

HUSFP

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
SÃO FRANCISCO DE PAULA

Em 27 de junho de 1958, foi fundada a
Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr.
Francisco Simões S/A. Inicialmente uma casa de
saúde, o projeto se transformou em um Hospital.

SAIBA MAIS

CENTRO DA
CRIANÇA

Investigar a verdade, produzir e transmitir o
conhecimento para formar seres humanos,
profissionais éticos e competentes, orientados
pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e
da sociedade.

SAIBA MAIS

RÁDIO
UNIVERSIDADE

A Rádio Universidade, conhecida como RU, é
uma emissora de rádio AM da Universidade
Católica de Pelotas. Fundada em 25 de julho de
1967 que leva aos seus ouvintes o melhor do
jornalismo e esporte local, regional e nacional.

SAIBA MAIS
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?