O VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas (VIII SENALE) realiza-se de 6 a 8 junho de 2015. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, tem como tema LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS.
Seu objetivo é dar continuidade ao bem sucedido trabalho que vem fazendo historicamente, qual seja o de promover a interação entre profissionais dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores de instituições universitárias, com vistas ao estudo e ao ensino de língua materna e de língua estrangeira. Além disso, visa propiciar a reflexão acerca de novos campos e áreas de pesquisa e ensino que envolvem linguagens, abarcando as diversificadas teorias e práticas de linguagem que hoje povoam o universo acadêmico e o mundo como um todo.
Mantendo seu caráter pragmático, centra-se mais uma vez na incidência de diferentes teorias sobre práticas sociais, intersubjetivas, implicadas nos processos de ensino e de aprendizagem de línguas/linguagens. Nesta nova edição, pretende enfocar mais especificamente as múltiplas relações entre linguagem(ens), identidade e práticas sociais na vida social e nos ambientes profissionais acadêmico e escolar. As novas dinâmicas sociais vêm revolucionando a sala de aula, um dos focos do SENALE. Isso é bem perceptível no que se refere à linguagem, mas também no tocante a novas possibilidades de interação entre professores e alunos, bem como ao uso de recursos pedagógicos mais compatíveis com os novos perfis dos alunos. Cabe dar uma resposta ao desafio que esses novos perfis trazem ao ensino, que não comporta o apego a hábitos arraigados nem pretensas certezas absolutas.
O VIII SENALE busca promover propostas que, ao tentar inovar, considerem a necessidade de relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade de novos recursos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras e para além delas. Partindo das relações entre produção científica e práticas sociais, especialmente pedagógicas, busca indicar novas formas de atuação numa perspectiva crítica na qual nem práticas costumeiras nem novas práticas sejam consideradas inquestionáveis.
Com esse objetivo, esta sua 8ª edição propõe mais uma vez uma programação que contempla a dimensão teórico-pragmática das atuais e principais concepções linguísticas, suas possibilidades e limites de aplicação. Haverá palestras, mesas-redondas, simpósios e comunicações individuais, bem como minicursos a ser desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições universitárias.
Pesquisadores e Professores, Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Graduação, Professores Municipais e Estaduais e Demais interessados pagam com desconto. [...]
Desenvolvido por Núcleo Web
Assessoria de Comunicação e Marketing