Informativo - CCI/Capes (03/2001)

 

1. Estamos encaminhando, separadamente, exemplares das diretrizes dos Programas "Consórcio CAPES/FIPSE (Estados Unidos)" e " Parcerias Universitárias - UNIBRAL (CAPES/DAAD - Alemanha)", já divulgadas na Home page da CAPES
(www.capes.gov.br - Cooperação Internacional/Programas Institucionais)

Chamamos a atenção que o programa UNIBRAL, tendo sido retirado temporariamente da home-page, foi levemente modificado, atendendo sugestões do DAAD do Rio de Janeiro.

2. Os prazos de entrega de projetos continuam os mesmos

Consórcios CAPES/FIPSE - 30 de março
Parcerias UNIBRAL - 17 de abril

3. É intenção realizar na sede da CAPES, no dia 12 de março do corrente, segunda-feira às 15h, uma reunião aos colaboradores que apresentarem projetos para orientação e esclarecimento de dúvidas. A data exata será confirmada.

4. Ao correr do mês de março serão publicados novas chamadas dos projetos conjuntos de pesquisa visando formação de recursos humanos para os programas COFECUB (França), PROBRAL (Alemanha), ICCTI (Portugal) e SeCyT(Argentina).

5. Está em fase final, para assinatura em 16 de março o Programa de Trabalho da CAPES com o Ministério da Educação da Espanha visando a implementação de projetos semelhante aos do ítem 4. A chamada de projetos provavelmente será divulgada ao correr do mês de abril.

6. O Programa CAPES/British Council, também de projetos conjuntos de pesquisa, lamentavelmente está sofrendo interrupção temporária, por falta de recursos para a contrapartida por parte dos parceiros ingleses. Estamos envidando esforços para solucionar este impasse.

 

Tuiskon Dick
Coordenador Geral do Cooperação
Internacional - CCI/CAPES