/ Notícias / Rede Bem da Terra é contemplada pelo Programa Sementes Banrisul
Rede Bem da Terra é contemplada pelo Programa Sementes Banrisul
02.04.2019 | 17:10 | #nesic
Rede Bem da Terra é contemplada pelo Programa Sementes Banrisul
A Rede Bem da Terra, assessorada pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), foi beneficiada pelo Programa Sementes Banrisul. Cerca de 200 famílias integrantes da rede receberam mais de uma tonelada de sementes agroecológicas de hortaliças, grãos e forrageiras, adquiridas junto à BioNatur.

De acordo com o coordenador do NESIC, Tiago Nunes, os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), estão articulados em distintas frentes como a produção orgânica e agroecológica, segurança e soberania alimentar, acesso a terra e reforma agrária, geração de emprego e renda, saúde mental, permacultura, entre outros. A Rede Bem da Terra engloba grupos informais, associações e cooperativas de pequenos agricultores urbanos e rurais, de artesãos, de assentados da reforma agrária, de pescadores e de costureiras. 

Atualmente, o grupo produz de maneira ambientalmente sustentável hortifrutigranjeiros, floricultura (plantas ornamentais), chás e ervas, confeitaria, artesanato e produtos de limpeza e higiene. Conforme Nunes, os principais limitantes da produção agroecológica em todas as suas etapas são as dificuldades de acesso aos insumos para a produção. “As sementes agroecológicas são um fator relevante e um determinante insumo para garantir uma produção solidária, saudável e totalmente livre de agrotóxicos. O projeto atende uma real demanda de produtores solidários. Além de contribuir para o desenvolvimento territorial da nossa região”, ressalta.

A Rede Bem da Terra conta com o apoio do Núcleo de Tecnologias Sociais da Universidade Católica de Pelotas (TECSOL/UFPel), do Núcleo de Economia Solidária do Instituto Federal Sul-rio-grandense  (NESOL/IFSUL) e do Núcleo de Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Rio Grande (NUDESE/FURG).

Entrega das Sementes Agroecológicas

No dia 28 de março aconteceu cerimônia para entrega das sementes agroecológicas aos grupos beneficiados em umas das Agências do Banrisul. O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o Banrisul está inserido. 

Redação: Victoria Priotto
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?