/ Notícias / UCPel qualifica infraestrutura para início do ano letivo
UCPel qualifica infraestrutura para início do ano letivo
UCPel qualifica infraestrutura para início do ano letivo
Através de uma enquete no Instagram, a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) escolheu um novo espaço para o Campus I: o Lounge UCPel. A área, destinada ao estudo e lazer, será inaugurada nas próximas semanas e integra uma série de melhorias estruturais realizadas para o início das atividades letivas.

Localizado próximo à sala dos professores, no saguão do Campus I, o espaço multiuso dispõe de seis nichos com capacidade para quatro alunos, duas mesas para estudo em grupo e área de lazer, com poltronas e puffs. De acordo com a coordenadora de infraestrutura da Universidade, Daiane Dias, o projeto foi estruturado para atender a demanda dos acadêmicos e integrar alunos e professores.

Ainda no Campus I, o Laboratório de Neurociências Clínicas recebe qualificação estrutural, com nova distribuição de espaços, projeto de climatização e padronização de mobiliário. “Esse é um projeto diferenciado porque dá qualidade para a estrutura de uma área de pesquisa referência na UCPel”, afirma Daiane. As obras devem ser concluídas até final de fevereiro.

Outra melhoria é a qualificação de 70% dos laboratórios de informática, que receberam novos monitores LCD e CPUs. E, para o primeiro semestre, os acadêmicos devem contar também com um ambiente de estudo de informática – espaço com capacidade para 10 alunos com acesso a computadores e local para conectar equipamentos próprios.

Para o longo do ano, a Universidade também trabalha em outros projetos. Qualificação de pintura, piso e climatização de auditórios, salas de aula, laboratórios e espaços de estudos e lazer integram a lista. Segundo Daiane, o foco atual está em espaços voltados para as metodologias ativas de aprendizagem. “Ampliamos a capacidade de uma sala de 24 para 48 lugares e a ideia é fazer uma nova até o final do primeiro semestre”, conta.

Os novos projetos estruturais da UCPel estão inseridos em um conceito multidisciplinar de integração entre alunos, professores e funcionários. Conforme a arquiteta do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA), Luciane Cardoso, o objetivo é unir processo pedagógico e lazer. “A padronização de mobiliários e acabamentos são pensadas para dar uma identidade para a UCPel”, explica.

Campus Saúde

O Campus Dr. Franklin Olivé Leite também passa por qualificação de infraestrutura. Duas novas clínicas odontológicas estão em fase final de construção, com nove e oito equipamentos para atendimento, respectivamente. De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Guerreiro, as novas clínicas serão destinadas ao atendimento infantil, reabilitação protética e cirurgias de maior complexidade, uma ampliação do serviço prestado, gratuitamente, pela graduação da UCPel.

Além disso, até o final do primeiro semestre, as clínicas irão ganhar uma sala de distribuição e esterilização de materiais e a secretaria será ampliada para atender a nova demanda. “Queremos finalizar toda a construção da infraestrutura do curso de Odontologia que é importante para o atendimento à comunidade”, completa Daiane.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela UCPel e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também devem ser qualificados para atender o aumento do número de vagas do curso de Medicina.

Redação: Piero Vicenzi

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?