/ Notícias / Projeto de orientação contábil da UCPel projeta expansão para 2019
Projeto de orientação contábil da UCPel projeta expansão para 2019
10.12.2018 | 15:45 | #ciencias-contabeis
Projeto de orientação contábil da UCPel projeta expansão para 2019
Através do projeto de extensão “Quanto Custa o seu Negócio”, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) presta orientação contábil a pequenos e microempresários. Ofertado a partir de setembro deste ano, três empresas procuraram o serviço gratuito e seguem sendo atendidas. A meta é aumentar o número de participantes em 2019.

Na avaliação da coordenadora do curso, professora Geruza Rodrigues Thiel, o primeiro semestre do projeto foi tímido e a intenção é intensificar a divulgação para o próximo ano. “Entendemos que lidar com dados de custos dos empresários pode causar dúvidas. Entretanto, sempre asseguramos que as informações prestadas ficam no projeto. Todos os participantes são comprometidos com o sigilo dos dados financeiros”, explica. 

Criado para promover o autoconhecimento dos empresários por meio da contabilidade de custos, integrar a atividade de extensão auxilia na sustentabilidade financeira e na longevidade do empreendimento. “Sabemos que por trás de cada negócio há uma família e funcionários. O sucesso de todos representa o desenvolvimento econômico local e regional, e a cidade sai ganhando com isso”,  relata.  

Realizado por 10 acadêmicos supervisionados por docentes, os atendimentos ainda auxiliam estudantes a aprenderem com as novas experiências. “Saímos daquela concepção da contabilidade de escritório e vamos para um universo maior, em que de fato podemos expandir nossos horizontes, colocando os conhecimentos em prática“, avalia a acadêmica do curso e integrante do projeto, Valéria Gautier.

Empresas interessados em participar do assessoramente contábil precisam preencher formulário eletrônico através do link. O atendimento retornará em fevereiro de 2019 e seguirá sendo gratuito.  

Outras atividades voltadas à comunidade

Em 2018 o curso de Ciências Contábeis aumentou a interação com o mercado de trabalho. O Projeto Aproxima foi responsável por promover mensalmente palestras gratuitas para acadêmicos e profissionais sobre assuntos da área. 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) foi reestruturado através da renovação da parceria com Receita Federal. O Curso de Ciências Contábeis ainda recebeu a visita do Ministério da Educação (MEC) in loco para verificação das condições de ensino-aprendizagem e recebeu  nota 4 (em uma escala que vai até 5).

Para 2019, além da manutenção de todas as atividades de relacionamento com a comunidade, será criado dois novos grupos de estudos: um deles voltado ao ambiente de trabalho do profissional contábil e outro para tecnologias de inteligência artificial, adianta Geruza. Outra novidade é a oferta do curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância. O presencial também segue sendo ofertado. 

Redação: Bruno Böhm
Edição: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?