/ Notícias / Curso de Pedagogia da UCPel celebra 60 anos
Curso de Pedagogia da UCPel celebra 60 anos
01.11.2018 | 18:24 | #pedagogia
Curso de Pedagogia da UCPel celebra 60 anos
A última noite do Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI), realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi marcada pela comemoração dos 60 anos do curso de Pedagogia da UCPel. A celebração reuniu docentes, acadêmicos, egressos e ex-coordenadoras, que foram homenageadas no Auditório Dom Antônio Zattera. Benção, parabéns e distribuição de bolo complementaram o momento festivo. 

Para abrir a comemoração, o diretor do Instituto Superior de Formação Humanística, Dom Ricardo Hoepers, presidiu a benção dos 60 anos. Ao falar de gratidão, o diretor enfatizou a importância da pedagogia na vida de todo ser humano. "Pedagogo significa aquele que conduz, que leva para um bom caminho. É o mestre, a pessoa que nos faz crescer, que nos faz chegar à verdade".
 
A coordenadora do curso, professora Vera Luci Alves Savedra, falou emocionada sobre a responsabilidade de estar à frente da graduação em uma data significativa. Destacou a presença de ex professoras, egressas, docentes e acadêmicas, o que para ela representa o momento dos 60 anos, que contempla a história, as origens e a contemporaneidade. 

Egressa da UCPel, Vera retornou à Universidade em 2010 já como professora. Para ela, as descobertas da profissão, o compromisso com a docência e o aprendizado em sala de aula foram reflexo dos professores que conviveu. "No meu processo de formação eu tive professores comprometidos, que despertaram ainda mais a minha vontade de trabalhar enquanto profissional".

Uma dessas professoras foi Maria Lúcia Moraes Dias, que na comemoração do aniversário foi homenageada e representou as demais profissionais que passaram pela Pedagogia ao longo das seis décadas. Além de professora, Maria Lúcia foi coordenadora do curso e pró-reitora acadêmica da universidade. Voltando à UCPel depois de oito anos, falou das lembranças que carrega dos 39 anos que atuou na instituição. "Mesmo no período em que fui pró-reitora, não deixei a sala de aula, porque é de lá que tenho as melhores memórias". 

A emoção e o sentimento de gratidão estavam presentes também entre egressas e alunas. Feliz por reencontrar colegas e professoras, a egressa Fernanda Fernandes reconheceu a importância da profissão escolhida. Para ela, a arte de ensinar é a principal fonte de mudança. “Através da educação e do conhecimento é possível transformar qualquer coisa”. 

Carmem Débora dos Santos, do 8º semestre, lembrou a surpresa por ter ingressado no curso, quando ainda nem tinha certeza sobre sua aptidão. Segundo ela, a paixão pela profissão veio logo nos primeiros contatos com a Pedagogia. Sobre a celebração dos 60 anos, jamais imaginou fazer parte de um momento histórico do curso. “Hoje eu acredito que Deus tem uma profissão especial pra cada um. E eu acredito que quando ele me planejou, disse assim: essa vai ser pedagoga”.

Após a cerimônia, registros fotográficos, momentos de integração e distribuição de bolo completaram a noite.

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?