/ Notícias / Questões raciais na Odontologia abre Semana Acadêmica da graduação da UCPel
Questões raciais na Odontologia abre Semana Acadêmica da graduação da UCPel
08.10.2018 | 17:26 | #odontologia
Questões raciais na Odontologia abre Semana Acadêmica da graduação da UCPel
A 3ª edição da Semana Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começou nesta segunda-feira (08). Voltado para promover a discussão de temas voltados à saúde, bem-estar e autoestima, o evento prossegue no Auditório Dom Antônio Zattera com palestras e minicurso até quarta-feira (10). 

Assunto que vem despertando cada vez mais o interesse de pesquisadores, questões raciais na saúde bucal, foi o tema abordado no primeiro dia do evento. O professor da UFPel, Marcos Britto Corrêa, demonstrou dados recentes de uma pesquisa que comprovou diferença no diagnóstico devido a cor do paciente.   

De acordo com o docente, categorias raciais desfavorecidas apresentam maior índice de doenças bucais. O indicador socioeconômico, frisou o docente, pode ser considerado verdade apenas em parte. “Negros têm menor renda no Brasil. Entretanto, parte importante desse índice não pode ser explicado somente por isso”, afirmou.

Corrêa apresentou dados sobre uma pesquisa feita com 636 dentistas de quatro municípios brasileiros, Pelotas, Caxias do Sul, Aracaju (SE) e Fortaleza (CE), em que foi solicitada a decisão pelo melhor tratamento para dois pacientes: um negro e outro branco. “Pacientes negros receberam mais diagnóstico de extração, procedimento mais barato, enquanto que para pacientes brancos foi indicado mais restauração”, comentou. Na sequência da palestra, uma mesa-redonda com Corrêa, a psicóloga Airi Sacco e a professora Carla Ávila aprofundou o debate sobre o tema. 

A Semana prossegue com atividade na terça-feira (09), às 14h, e o tema tratado será cirurgia ortognática com o professor Lucas Moura. Às 16h, Marina Madruga falará sobre lentes e facetas. Ocorrerá também, a partir das 14h, a realização do minicurso sobre restauração de dentes posteriores. 

A dentista Aline Moraes será a primeira atração da quarta-feira (10), com a temática próteses. Dá sequência ao evento a participação da pós-doutoranda Mariana Cademartori. Ela falará sobre o papel da odontologia na qualidade de vida das pessoas. 

Mais informações estão disponíveis na página http://odontologia.ucpel.edu.br/semana

Redação: Rita Wicth – MTB 14101   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?