/ Notícias / Farmácia da UCPel fica em primeiro lugar em ranking da Folha de São Paulo
Farmácia da UCPel fica em primeiro lugar em ranking da Folha de São Paulo
Farmácia da UCPel fica em primeiro lugar em ranking da Folha de São Paulo
A edição 2018 do Ranking Universitário Folha (RUF) apontou o curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como melhor do Brasil dentre as universidades privadas. A produção científica da instituição também obteve destaque na publicação, ficando na 5º colocação entre as privadas de todo o país.

Ao todo, 196 universidades foram avaliadas. Itens como pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado compuseram a nota de classificação. O curso de Serviço Social também obteve bom desempenho, ficando com a 17ª posição entre as privadas.  

Primeiro entre as instituições privadas do país, o curso de Farmácia obteve destaque devido a avaliação do mercado, qualidade do ensino, infraestrutura e corpo docente. “Nossos egressos têm fácil acesso ao mercado de trabalho. Atividades práticas, acesso à pesquisa e ensino de qualidade são os responsáveis pela primeira colocação”, completa o coordenador do curso de Farmácia, professor Elemar Maganha. 

Na avaliação do coordenador de pesquisa e pós-graduação da UCPel, professor Ricardo Pinheiro, o quinto lugar comprova a qualidade da pesquisa feita pela instituição. “Somos uma universidade pequena com um grupo altamente qualificado de pesquisadores. Nossos resultados influenciam diretamente a qualidade de vida da população”, analisa. 

Pesquisa de ponta, voltada prioritariamente à saúde, com parcerias internacionais e artigos com resultados de grande impacto são os responsáveis pela boa classificação da UCPel. “As quatro primeiras colocações são ocupadas por grandes universidade brasileiras, instaladas em capitais. A produção de nossos quatro mestrados e dois doutorados primam pela qualidade sem se afastar da origem da instituição”, destaca Pinheiro. 

A UCPel ainda ocupa a sexta colocação geral (no ranking único entre universidades públicas e privadas) de citações em artigos científicos. “Temos a sexta maior média de citações por artigo de todo o país. Esse dado demonstra a relevância da nossa produção”, explica o coordenador de pesquisa. No ranking geral das universidades privadas do país, a UCPel aparece na 19ª colocação.

Entenda o ranking

 O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Para classificar as instituições são utilizados dados do Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Enade, plataformas SciELO e Web of Science, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.  


Redação: Rita Wicth - MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?