/ Notícias / Evento da UCPel debate a questão penitenciária no Brasil, Argentina e Uruguai
Evento da UCPel debate a questão penitenciária no Brasil, Argentina e Uruguai
Evento da UCPel debate a questão penitenciária no Brasil, Argentina e Uruguai
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será sede do 10° Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias. Entre os dias 04 e 05 de outubro, o evento irá reunir pesquisadores e profissionais do Brasil, Uruguai e Argentina no Auditório Dom Antônio Zattera. A atividade é promovida pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais e Penitenciários (GITEP) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH).

Na quinta-feira (04), às 18h30, irá ocorrer a solenidade de abertura. A primeira mesa está marcada para 19h30, concomitante com o encerramento do evento Cenários, e irá abordar a questão penitenciária no Brasil, Uruguai e Argentina. O debate terá mediação dos pesquisadores Nicolás Trajtenberg (UDELAR/UY), Leonardo Gabriel Pitlevnik (UBA/AR) e Felipe Athayde Lins de Melo (UNB/BR).

A mostra e debate do documentário "Encarcerados", do Jornal Diário Popular, abrem as atividades na sexta-feira (05), às 9h30. Durante a tarde, a partir das 14h, ocorrerão apresentações em quatro grupos de trabalhos (GTs) simultâneos. Às 19h, os professores Ramiro Gual (UBA/AR), Ana Vigna (UDELAR/UY), Luiz Antônio Bogo Chies (UCPel/BR) e Bruno Almeida (UFPel/BR) irão debater as mortes sob custódia em prisões. A sessão de encerramento está marcada para 22h.

Para participar do evento, os interessados devem enviar nome, e-mail, instituição de vínculo, cidade/país e comprovante do depósito para o e-mail gitepucpel@gmail.com. As inscrições custam R$ 50, e o valor pode ser depositado na conta 1463-1 da Caixa Econômica Federal, agência 2842, operação -001. Servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (SUSEP) investem R$ 25.

Além disso, docentes, pesquisadores, alunos (de pós-graduação e graduação) e profissionais podem submeter trabalhos para apresentação oral. Os resumos, em até 500 palavras, devem ser enviados para os coordenadores de cada GT, disponíveis no evento do Facebook. Serão selecionados até seis trabalhos para cada grupo, apresentados em 15 minutos.

O 10° Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias é promovido pela UCPel, através do GITEP e do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Red Cono Sur de Investigación en Cuestión Penitenciária apoiam o evento.

Redação: Piero Vicenzi

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?