/ Notícias / Curso de Pedagogia da UCPel desenvolve oficina artística na Casa da Gestante
Curso de Pedagogia da UCPel desenvolve oficina artística na Casa da Gestante
05.09.2018 | 17:17 | #pedagogia
Curso de Pedagogia da UCPel desenvolve oficina artística na Casa da Gestante
Carinho, atenção e entretenimento são de extrema importância para amenizar a ansiedade das mães internadas na Casa da Gestante do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP). Acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) visitaram o espaço na terça-feira (4) para desenvolver uma oficina artística.

A atividade integra o Programa de Extensão Educação na Comunidade (PEEC), que conta com ações quinzenais na Casa da Gestante. “Nosso objetivo é fortalecer o elo entre mães e bebês através da ressignificação do ambiente. A maioria delas passa semanas neste local, pensando o tempo todo em voltar para casa”, conta a estudante de pedagogia, Marina Silveira. 

A iniciativa proporciona distração criativa, promove integração entre as pacientes e momentos de alegria. Além das oficinas artísticas, o grupo de acadêmicas promove rodas de conversa com temáticas relacionadas à gestação, saúde da mulher e cuidados com os recém-nascidos.

Síria Gonçalves, de 28 anos, é de Jaguarão e está internada na Casa da Gestante há pouco mais de 20 dias. A jovem conta que as atividades são importantes na sua rotina. “É um ótimo passatempo durante a estadia. Eu estava ansiosa porque não sou natural da cidade, não tenho familiares com disponibilidade de me acompanhar. O tempo custa a passar e com as atividades temos uma distração”, revela. 

Educação na Comunidade

O PEEC, vinculado ao curso de Pedagogia da UCPel, realiza semanalmente grupos de estudos com bolsistas de extensão. Os estudos têm por objetivo promover a transposição dos conhecimentos acadêmicos para o âmbito das comunidades, através da mediação dos futuros educadores em ações e projetos de educação não formal. Entre as atividades realizadas ao longo deste ano, destaca-se os projetos desenvolvidos na Sala de Recreação Terapêutica e Casa da Gestante do HU.

O grupo atua sob coordenação dos professores Ieda Lourdes Gomes de Assumpção e Daniel Moraes Botelho. As acadêmicas que atuam no projeto são Aline Ávila, Carmem dos Santos, Caroline Martins, Catherine Moreira, Elizandra Rocha, Marina Silveira sob orientação da coordenadora de Educação Assistencial do HUSFP, pedagoga Nivia Ferreira.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?