/ Notícias / Colóquio na UCPel celebra 200 anos de Marx e sua relevância às lutas sociais
Colóquio na UCPel celebra 200 anos de Marx e sua relevância às lutas sociais
Colóquio na UCPel celebra 200 anos de Marx e sua relevância às lutas sociais
Os 200 anos de nascimento de Karl Marx será marcado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com debate no dia 06 de agosto, às 19h30, na sala 100K do Prédio Santa Margarida. O marco teórico deixado pelo comunista assim como a atualidade de sua obra para os países da América Latina darão a tônica da atividade, promovida conjuntamente pelas Universidades Católica, Federal de Pelotas (UFPel) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  
 
Através da obra de Marx, explica o professor da UCPel, César Augusto Costa, grandes questões latino-americanas serão analisadas. De acordo com o docente, a partir das interpelações críticas de seu pensamento, a perspectiva das lutas sociais ganham fôlego e vigor. “A atualidade e crítica da obra de Marx auxilia a compreender o processo de expropriações e lutas sociais no âmbito latino-americano”, explica. 

Passados 200 anos de nascimento do filósofo, segue sendo uma tarefa inacabada à academia refinar a teoria do autor para países periféricos, completa Costa. Especialmente para o caso brasileiro, a teoria de Marx auxilia à realização de uma leitura crítica da sociedade. “A teoria marxista existe para desvelar o quanto as relações de colonialidade, desigualdade, exploração e exclusão têm marca nesta sociedade desigual capitalista brasileira e latino-americada”, completa.

Os debatedores convidados são os professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPel e Sociologia da UFRGS, Georgina Nunes e Carlos dos Anjos. Entre as pesquisas dos convidados, destacam-se a problemática racial e as lutas sociais. 

Antecede a palestra, às 18h30, a exibição do documentário Lutas.doc, introdução ao debate principal. Na UCPel, o Núcleo de Estudos Latino-Americanos do PPGPSDH, coordenado por Costa, e o Projeto de Extensão Relações Étnico- Raciais, sob coordenação da professora Carla Avila, são os responsáveis pelos eventos.    

Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Interessados em obter certificado de participação devem realizar inscrição na Livraria Vanguarda, (localizada em frente ao Campus I da UCPel), ao custo de R$ 7.         

Redação: Rita Wicth – MTB 14101  
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?