/ Notícias / UCPel integra realização de debate sobre uso de agrotóxicos na alimentação
UCPel integra realização de debate sobre uso de agrotóxicos na alimentação
29.06.2018 | 16:37 | #institucional #nesic
UCPel integra realização de debate sobre uso de agrotóxicos na alimentação
Você sabe o que você consome? A pergunta será foco da palestra sobre saúde, alimentação e meio ambiente com abordagem no uso de agrotóxicos. O evento, com apoio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorrerá na quinta-feira (05), a partir das 18h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (Faurb/UFPel). A entrada será gratuita.

Dividida em dois momentos, a atividade abordará os "Impactos dos agrotóxicos na saúde humana" na primeira palestra, com a médica Ana Cláudia Gastal Fassa. "Transição agroecológica: princípios, métodos e técnicas", será a segunda discussão da noite, com os pesquisadores da Embrapa, João Carlos Costa Gomes e José Ernani Schwengber.

De acordo com o vice-reitor da UCPel, Marcos Bicalho, a ideia do evento veio de uma demanda das comunidades Católicas e Luteranas da colônia. "O índice de suicídio e incidência de câncer entre os jovens trabalhadores das lavouras com agrotóxicos estava muito alto", explica. Após uma audiência pública, decidiram dar continuidade com uma campanha de instrução.

O objetivo, conforme conta Marcos, é a discussão acerca do consumo de alimentos saudáveis e orgânicos. "Não interessa debater se o agrotóxico faz mal ou não. Disso não temos mais dúvidas", frisa. A proposta ainda pretende possibilitar alternativas para uma alimentação saudável. "Muitas pessoas pensam que os orgânicos são mais caros, mas isso é um estigma social", coloca.

A atividade será realizada pela UCPel, apoiadora enquanto Igreja Católica e através de grupos de pesquisa, como o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel), Rádio Universidade, em parceria com a UFPel e entidades sociais. "Será um momento de abrir as portas e levar essas discussões até os consumidores", ressalta o vice-reitor. 

A Faurb está localizada na rua Benjamin Constant, 1359.

Redação: Piero Vicenzi

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?