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Bacharelado em Filosofia da UCPel recebe nota 4 do MEC

19.06.2018 | Filosofia

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas foi reconhecido com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação da UCPel, disponível nas versões bacharelado e licenciatura, foi avaliada in loco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 11 e 12 de junho. Na ocasião, somente a versão bacharelado foi avaliada.

O índice vai de 1 a 5 e foi calculado a partir da apreciação de três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura, sendo que o curso obteve média acima de quatro em todas as dimensões. De acordo com a coordenadora do curso, professora Adriane da Silva Möbbs, o curso recebeu nota máxima em vários indicadores, como disciplinas, infraestrutura e corpo docente, que envolvem, entre outros aspectos, o acervo bibliográfico, o recém inaugurado Laboratório de Ensino e Pesquisa em Filosofia (LEPFIL) e a produção científica dos professores. 

Na avaliação da pró-reitora acadêmica da UCPel, Patrícia Haertel Giusti, o conceito 4 é resultado de um processo que iniciou em 2015, quando o curso reconheceu a necessidade de uma reestruturação, especialmente do projeto pedagógico. “O novo projeto atende uma necessidade interessante e importante, que é formar um bacharel em filosofia diferenciado e que vai dar conta de refletir e transformar realidades”. 

A dedicação do corpo docente e a infraestrutura da universidade, que oferece aos alunos espaços específicos e qualificados, como a biblioteca avaliada com nota 5, foram ressaltados pela pró-reitora como pontos destacados pelos avaliadores.

Para a elaboração do novo currículo, foram consultados os docentes que compõem o colegiado do curso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e, principalmente, os acadêmicos. “Foram muitos aspectos decisivos na avaliação, mas eu destacaria a contribuição dos docentes e discentes, bem como o trabalho do Núcleo Pedagógico (Nuped) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA)”, ressaltou Adriane. 

A partir do resultado da avaliação, o NDE e o colegiado do curso farão um estudo minucioso do relatório emitido pelos avaliadores. Conforme a pró-reitora, o processo de avaliação permite uma visão mais específica das potencialidades da universidade, bem como das fragilidades e necessidades de melhorias. 

Redação: Manuelle Motta

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