Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Editora Educat
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Cursos EaD
Moodle - Demais Atividades de Ensino-Aprendizagem
 
 
 
 
 
Cursos
home / notícias / Docentes da UCPel são capacitados sobre metodologias ativas
NOTICIAS

Docentes da UCPel são capacitados sobre metodologias ativas

08.06.2018 | Institucional

Os docentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão preparados para utilizar a Team-Based Learning (TBL ou aprendizagem baseada em equipe). O grupo selecionado participou de um ciclo de quatro encontros de qualificação sobre as novas metodologias ativas implantadas recentemente na universidade. 

A proposta do ciclo de capacitação dos docentes foi possibilitar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras da educação, para assim potencializar a aprendizagem do acadêmico. “Trabalhamos para que o aluno seja beneficiado na perspectiva de práticas pedagógicas que qualifiquem a sua formação”, informou o facilitador, Anderson Torreão. 

De acordo com ele, a atividade contou com a participação de docentes experientes e compromissados em transformar suas práticas. “A capacitação partiu de um conjunto de experiências importantes e isso contribuiu para o meu trabalho como facilitador”, afirma.  A partir desse episódio, a UCPel garantirá qualificação para os professores, e por consequência para o futuro profissional dos acadêmicos. 

O foco do ciclo foi demonstrar que o docente precisa dominar as inovações da área, indo além do domínio de conteúdo. “O professor precisa estimular a aprendizagem crítica do aluno, e isso requer o domínio das tecnologias pedagógicas abordadas na capacitação”, complementa Torreão.

Através das metodologias ativas, a UCPel reforça a missão de uma formação compromissada com a ética profissional e social. O novo método se compromete em trabalhar conteúdos técnicos e científicos, sem esquecer de fomentar a crítica reflexiva que o acadêmico necessita para sua formação pessoal e profissional. 

Redação: Rafaela Rosa

VER TODAS AS NOTÍCIAS