/ Notícias / Professora da Ciências Contábeis da UCPel participa de congresso internacional
Professora da Ciências Contábeis da UCPel participa de congresso internacional
23.05.2018 | 15:06 | #ciencias-contabeis
Professora da Ciências Contábeis da UCPel participa de congresso internacional
A docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Graciele Sampaio, teve dois artigos sobre a área de auditoria aprovados no XVII USP International Conference in Accounting. O congresso ocorre entre os dias 25 e 27 de julho, na Universidade de São Paulo (USP). 

O primeiro trabalho verifica a influência do estado de humor na relação entre o ceticismo profissional e o julgamento e tomada de decisão de auditores independentes.  O estudo concluiu que o ceticismo profissional pode ser influenciado pelo estado de humor do auditor, fazendo a diferença na qualidade da auditoria. A pesquisa teve abordagem quantitativa e contou com a participação de 263 auditores. 

O outro trabalho aprovado analisa a influência do cronotipo (quando o indivíduo apresenta maior ou menor rendimento em suas atividades nos períodos da manhã ou da tarde) na relação entre a complexidade da tarefa, julgamento e a tomada de decisão. Os resultados mostraram que levar em consideração o cronotipo resulta em melhores desempenhos, pricipalmente quando a atividade é de baixa complexidade. Foram entrevistados 40 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que estavam cursando a disciplina de Auditoria Fiscal. 

De acordo com a docente, os dois artigos estão inseridos em uma área ainda pouco explorada da contabilidade, a comportamental. “A área comportamental esta recebendo destaque aos poucos, pois impacta o dia a dia do auditor. É preciso estudar o assunto para obter melhores resultados nas atividades desenvolvidas pelos profissionais”, explica.

A temática é foco das aulas da professora que já ministrou a disciplina de Auditoria. Conforme ela explica, o assunto ainda gera dúvidas ao ser relacionado com o comportamento humano. “Me baseio nos achados das pesquisas para mostrar aos acadêmicos que existe relação entre os assuntos, para assim perceberem que o comportamento influência no cotidiano de um profissional da contabilidade”, aponta

O evento é realizado pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. As atividades têm o propósito de promover o intercâmbio de estudos e experiências, e também divulgar ideias sobre a teoria e a prática da profissão, aproximando profissionais da área e pesquisadores acadêmicos em diversos momentos. Atualmente, o congresso se consolidou como o principal espaço para debater controladoria e contabilidade no Brasil.

Redação: Rafaela Rosa 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?