/ Notícias / UCPel será sede de Congresso Internacional de Odontologia
UCPel será sede de Congresso Internacional de Odontologia
15.05.2018 | 10:00 | #medicina #psicologia #odontologia
UCPel será sede de Congresso Internacional de Odontologia
De 26 a 28 de maio, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá receber odontólogos e estudantes da área no 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Cariologia (CarioBra). Palestras, painéis e conferências com profissionais renomados no Brasil e exterior compõem a programação, que pretende discutir estratégias para o tratamento da cárie e erosão.

Com o tema “Cariologia Integrada à Clínica Odontológica: terapias para cárie e erosão”, o evento é promovido pela CarioBra em uma parceria da UCPel com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadores, professores, cirurgiões dentistas, estudantes de odontologia e de outras áreas da saúde, como nutrição, psicologia e medicina, fazem parte do público-alvo.

O Congresso objetiva discutir e debater estratégias para tratar a cárie. Através de palestras e simpósios, o evento pretende identificar a melhor evidência científica disponível para a implementação de tratamentos da doença bucal, no contexto das diversas realidades participantes.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da UCPel, professora Patrícia Guerreiro, o evento será um momento de visibilidade para o curso e para a Católica. “Receber um congresso internacional credibiliza a Universidade e a promove para os dentistas da região e comunidade acadêmica do Brasil e exterior”, comenta. Além disso, a organização em parceria com a UFPel consolida os laços entre as graduações das Universidades.

Para os acadêmicos, o Congresso é uma vivencia do movimento científico e social da odontologia, conforme destaca a coordenadora. “Participar de eventos como o CarioBra proporciona ao estudante aprendizagem e troca de experiências entre colegas e profissionais”, ressalta. 

O evento cumpre também papel social, através de curso pré-congresso, na sexta-feira (25), voltado para dentistas da rede pública. Ministrado pelos professores Jaime Cury (UNICAMP), Mariza Maltz (UFRGS) e Carlos Feldens (ULBRA), a atividade será gratuita. “Além de ser um Congresso Internacional, o CarioBra tem um papel importante na saúde pública coletiva”, frisa a coordenadora.

A Sociedade Brasileira de Cariologia surgiu em abril de 2016, afim de discutir de forma integrada os conhecimentos do processo de formação da cárie. Diagnóstico, tratamento e medidas preventivas também fazem parte das discussões. A CarioBra deu lugar a antiga Associação Brasileira de Odontologia de Promoção da Saúde (ABOPREV), que teve papel importante na disseminação da saúde bucal no Brasil.

As inscrições para o 2º Congresso da CarioBra estão encerradas. A programação completa pode ser conferida através do link

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?