/ Notícias / UCPel e IFMSA Brazil acertam convênio para intercâmbio
UCPel e IFMSA Brazil acertam convênio para intercâmbio
09.04.2018 | 16:25 | #medicina
UCPel e IFMSA Brazil acertam convênio para intercâmbio
Os acadêmicos de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contam com uma nova oportunidade para intercâmbios nacionais e internacionais. A Universidade assinou acordo de cooperação com a International Federation of Medical Students Association (IFMSA Brazil). Presente em mais de 130 países, a organização proporciona aos estudantes vivências das práticas médicas ao redor do mundo.

Há três anos o comitê da IFMSA na UCPel foi reestruturado, explica o acadêmico e integrante Manuçarauê Henkes. “Passamos por um período de reativação e reorganização para, no final do ano passado, enviar e receber intercambistas”. Atualmente, o grupo conta com 35 estudantes filiados e cerca de 70 novos membros.

Com o convênio, os acadêmicos podem ampliar suas vivências médicas a partir do primeiro ano de faculdade. Para o estudante e também integrante do comitê, Leandro Diesel, outro benefício é a possibilidade de contato com diversas áreas da medicina. “Os intercâmbios proporcionam uma visão de mundo e Brasil fora do meio acadêmico”, avalia.

Mesmo com a recente assinatura do acordo, três estudantes da UCPel já realizaram intercâmbio nacional em fevereiro. Período em que a Universidade também recebeu três intercambistas. Até julho, outros oito acadêmicos, de países como Alemanha e Suécia, devem chegar à Católica. 

Há mais de 25 anos no Brasil, a IFMSA Brazil está presente em 125 escolas médicas, com cerca de 5 mil estudantes filiados. Através de eventos, simpósios e workshops, a organização busca expandir a discussão das demandas do acadêmico de medicina a nível local, regional e nacional. Além de intercâmbios, auxilia e incentiva a criação de projetos de pesquisa e projetos de intervenção social.

Intercâmbios

Alunos de Medicina podem procurar diretamente o comitê gestor na UCPel para conhecer as possibilidades de intercâmbio. No link também é possível obter outras informações.  

Para outros cursos de graduação, a Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel oferece três modalidades: mobilidade estudantil, intercâmbio de grupos e intercâmbio de estágio e pesquisa. Mais informações estão disponíveis através do site intercambio.ucpel.edu.br ou pelo telefone 2128-8235.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?