/ Notícias / PPGPSDH/UCPel integra audiência sobre questão prisional, segurança pública e participação social
PPGPSDH/UCPel integra audiência sobre questão prisional, segurança pública e participação social
PPGPSDH/UCPel integra audiência sobre questão prisional, segurança pública e participação social
O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) participa no dia 10 de abril da Audiência Pública ‘Questão Penitenciária, Segurança Pública e Participação da Sociedade’. A reunião ocorrerá a partir das 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores. 

A audiência é proposta pelo vereador Ivan Duarte (PT) e foi concebida a partir de debate realizado com o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais Penitenciários (GITEP) da UCPel. De acordo com o coordenador do PPG, professor Luiz Antônio Chies, o encontro pretende discutir o papel da sociedade civil no contexto da execução penal, especialmente das questões que envolvem prisões e segurança pública.

Na avaliação de Chies, a audiência representará a oportunidade de estimular o desencadeamento de políticas públicas de segurança com cidadania em Pelotas. “A participação da sociedade na questão penitenciária é indispensável para que a execução penal ocorra de forma digna, civilizada e com resultados positivos para preservação da cidadania de presos, servidores penitenciários e demais membros da sociedade”, disse. 

Representantes do Sistema de Justiça Criminal também participarão da audiência; assim como o Conselho da Comunidade para a Execução Penal e o Presídio Regional de Pelotas.

Conheça o GITEP

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais Penitenciários (GITEP) foi criado na UCPel em 1999. A partir de 2002, passou a integrar o Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, é vinculado ao PPGPSDH/UCPel, na linha de Pesquisa Direitos Humanos, Segurança e Acesso à Justiça.

Algumas pesquisas pioneiras do GITEP trataram de temas prisionais, como: Agentes Penitenciários, no ano de 2001;  mulheres que cumprem penas em presídios originalmente masculinos, em 2008; e sobre racismo em prisão, em 2017. Desde o ano passado, o grupo investe na constituição de uma agenda de pesquisas sobre o protagonismo municipal nas políticas públicas de segurança, tendo como foco os municípios da Zona Sul.

O compromisso social do grupo, destaca Chies, é produzir conhecimento científico que possa ser contributivo para o enfrentamento da questão social através da formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas e sociais, referenciadas pelos direitos humanos.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?