/ Notícias / Pacto Universitário da UCPel abordará o tema imigrações em Cine Debate
Pacto Universitário da UCPel abordará o tema imigrações em Cine Debate
20.03.2018 | 09:42 | #pacto-universitario
Pacto Universitário da UCPel abordará o tema imigrações em Cine Debate
As imigrações, atual fenômeno social mundial, é o tema do Cine Debate proposto pelo Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A primeira atividade do Pacto em 2018 ocorrerá na segunda-feira (26), a partir das 19h15min, no Auditório Dom Antônio Zattera.

O filme francês “A Trama” será o ponto de partida do debate. No longa, um grupo de jovens escritores participa de um workshop no verão. Com a ajuda de uma escritora famosa, eles devem produzir um “thriller”. O processo criativo relembra o passado industrial de uma pequena cidade francesa.

Após a sessão, o grupo de estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos (Gemigra/UCPel) e a professora Carla Ávila serão os responsáveis por mediar o debate. De acordo com a docente, o filme foi escolhido por abordar a temática das imigrações, xenofobia e questões raciais, realidades também presentes em Pelotas.

A UCPel possui dois projetos de extensão que tratam dessas temáticas: o Gemigra e o Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira. A professora ressalta a importância de abrir o debate para a comunidade acadêmica. “Pelotas registra diversos casos de racismo e xenofobia. São realidades muito próximas”, afirma.

O Cine Debate é gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica da UCPel.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?