/ Notícias / Design de Moda integra programação da 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down
Design de Moda integra programação da 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down
19.03.2018 | 11:40 | #tecnologia-em-design-de-moda
Design de Moda integra programação da 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down
Desenhos criados por crianças com Síndrome de Down ganharão novas formas e aplicações através do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Integrante da programação da 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down, um desfile de moda no dia 22 de março, às 18h, na Prefeitura de Pelotas, mostrará looks elaborados através de técnicas de design. 

Bordado em traço e stencil foram os formatos escolhidos por acadêmicos para recriar a arte dos pequenos. Casas, natureza, bonecas, por exemplo, estão sendo aplicados a vestidos e camisetas. Responsável pela oficina, a egressa da UCPel, Gabriella Silva, explica que o bordado em linha foi o eleito por facilitar a reprodução dos desenhos. 

O stencil (aplicação de traços através de tinta aerossol) também foi outra opção utilizada pelos estudantes para passar a mensagem da necessidade de respeitar os direitos, a autonomia e promover a inclusão. De acordo com a acadêmica do quinto semestre, Tayane Pinto, é gratificante apoiar a causa. “Para recriar os desenhos através do bordado me inspirei nas cores e nos formatos”, conta.

Marina Reis, do terceiro semestre, trouxe a técnica do stencil, aprendida com mãe, para passar algumas mensagens. “Achei o projeto interessante porque podemos aplicar nosso conhecimento de moda para a causa”, explica. Na avaliação da acadêmica, as criações serão uma outra forma de mostrar o mundo lúdico das crianças.

O desfile do dia 22 de março contará com 11 looks e será desfilado por adultos down juntamente com as crianças responsáveis pelos desenhos originais. O convite para participação do curso de Design de Moda da UCPel surgiu da Associação de Pais de Down de Pelotas (APADPEL), responsável pela intensa programação que prossegue até o dia 25 de março em Pelotas. 

Confira abaixo programação dos próximos dias:


20/06
Auditório do IFSul Enilda Feistauer
15h – Palestra Profa. Marilene Santos sobre Atividade Laboral
18h30min – Palestra Profa. Rita Cossio Rodriguez
20h – Exibição do filme City Down 

21/03
Auditório do IFSul Enilda Feistauer
18h – Palestra: Minha vida adulta no mundo do trabalho(jovens e adultos)
19h – Apresentação Projeto Carinho
Dança Down – ESEF/UFPel
19h30min – Mesa com pais sobre O caminho até à Universidade

22/03
Prefeitura Municipal de Pelotas
18h – Desfile em parceria com o curso de Moda da UCPel

25/03
Parque Museu da Baronesa - Encerramento da Semana
14h – Piquenique do Afeto

Redação: Rita Wicth – MTB 14101  
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?