/ Notícias / Nota de falecimento – Hilário Inácio Bohn
Nota de falecimento – Hilário Inácio Bohn
Nota de falecimento – Hilário Inácio Bohn
É com pesar que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) comunica o falecimento do professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, Hilário Inácio Bohn. O velório ocorre nesta quinta-feira (30) no Cemitério Parque Jardim da Paz, Rodovia SC-401, Km 17 - acesso principal pela Rodovia José Carlos Daux, cidade de Florianópolis.

Bohn formou-se em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul em 1968. Especializou-se em Língua Inglesa nas Universidades de Michigan, Ann Arbor e Yale University, New Haven, (1969). Cursou Mestrado em Linguística Aplicada na School of Education em Bloomington, Indiana University (1970-71). Como bolsista da Fundação FORD, cursou o doutorado em Linguística Aplicada na School of Education da University of Texas At Austin (1975-1977), USA. O pós-doutorado foi realizado na University of Birmingham, Inglaterra (1985-1986). 

O docente participou ativamente da criação dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, atuava na área dos estudos identitários, voltado para os aspectos de aquisição da linguagem, letramento e alfabetização, formação de professores, ensino de línguas estrangeiras e políticas linguísticas.

Para o coordenador do PPG da UCPel, professor Adail Sobral, além do importante linguista aplicado, Bohn será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele como um ser humano encantador, generoso e amigo. “O entusiasmo do seu espírito continuará vivo entre todos aqueles que compartilharam bons momentos com ele e nas reflexões e provocações que sua obra continuará suscitando”, disse.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?