/ Notícias / Gemigra/UCPel apresenta trabalhos durante seminário de migrações
Gemigra/UCPel apresenta trabalhos durante seminário de migrações
09.11.2017 | 17:48 | #direito #comunidade
Gemigra/UCPel apresenta trabalhos durante seminário de migrações
Como atividade do ‘I Seminário Regional Migrações e Refúgios no Brasil: Perspectivas e Desafios’, o Grupo de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (Gemigra/UCPel) se reuniu para apresentação das pesquisas e resultados das ações de extensão. Diversos trabalhos com diferentes temáticas foram discutidos na tarde da última quarta-feira (08). 

Com o propósito de auxiliar os imigrantes em diversos âmbitos, componentes do Gemigra congregaram diversas pesquisas, que ainda estão em andamento, para discutir com a comunidade acadêmica. Temáticas como Políticas Públicas Municipais e Nacionais para Imigrantes, Haitianos no Brasil e Imigração e Racismo em Pelotas foram alguns dos assuntos pautados pelos acadêmicos pesquisadores.

De acordo com a coordenadora do Gemigra, Ana Paula Dittgen, o envolvimento dos alunos com a pesquisa demonstra um grande amadurecimento acadêmico. “Eles trazem contribuições interessantes, visto que nosso grupo se preocupa com a realidade social e não só com a academia”, comenta. Dittgen ainda ressalta que o objetivo das pesquisas é contribuir com a transformação da realidade dos imigrantes. 

Em quatro anos de estudo, o Gemigra já é considerado referência em Pelotas. A busca pela construção de uma política pública municipal eficiente e a conquista do Plano de Atendimento ao Imigrante são tópicos que fazem o Gemigra ser lembrado no município. “O Gemigra atua de uma forma bastante forte para tentar evitar qualquer tipo de violação dos direitos destes imigrantes”, aponta a coordenadora. 

Segundo Dittgen, compartilhar a cultura dos imigrantes e trazer para a comunidade de Pelotas conhecimentos sobre a religião e a origem é essencial para o combate do preconceito. “Se conseguirmos fazer com que eles sejam ouvidos certamente essas ações de violência e segregação não irão mais ocorrer”, finaliza.


Vestibular 2018

A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. Os cursos ofertados são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Direito (Matutino e Noturno), Enfermagem (Noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Noturno - Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Na modalidade híbrida - com aulas à distância e presenciais -, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança Pública.

Para os cursos de Medicina e Odontologia haverá prova tradicional no dia 26 de novembro. Para os demais cursos, será realizada uma prova de redação com diversos dias e horários disponíveis. 

A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso. Mais informações estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?