/ Notícias / Projeto Vi-vendo realiza ação na Câmara de Vereadores
Projeto Vi-vendo realiza ação na Câmara de Vereadores
08.11.2017 | 15:26 | #ucpel-mais-saudavel
Projeto Vi-vendo realiza ação na Câmara de Vereadores
Braço do Programa UCPel Mais Saudável, o projeto Vi-vendo promoveu nova ação na Câmara de Vereadores de Pelotas no dia 07 de novembro. Desta vez, o teste gratuito de visão beneficiou filhos dos funcionários do legislativo municipal, alunos de escolas e moradores da redondeza.  

A atividade ocorreu no período da manhã e da tarde e beneficiou diversas crianças entre 5 e 14 anos de idade. Os jovens diagnosticados com dificuldades visuais foram encaminhados para o oftalmologista.

Na avaliação do responsável pelo Programa UCPel Mais Saudável, médico Roni Quevedo, o Vi-vendo auxilia na garantia dos direitos fundamentais das crianças do município. “O artigo 227 da Constituição Federal diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer... a dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar...”, menciona. 

Além de detectar possíveis problemas de visão, o projeto Vi-vendo chama a atenção para um dado grave: entre 10% e 15% das crianças em idade escolar sofrem de alguma deficiência visual. “As ações propostas pelo Vi-vendo também são importantes para alertar e tentar reverter esse cenário”, ressalta Quevedo.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?