/ Notícias / Salão Universitário premia melhores trabalhos da edição 2017
Salão Universitário premia melhores trabalhos da edição 2017
27.10.2017 | 19:16 | #salao-universitario
Salão Universitário premia melhores trabalhos da edição 2017
A premiação dos melhores trabalhos apresentados no Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) encerrou a edição de 2017. Durante os quatro dias de evento, foram compartilhados os resultados de mais de 330 trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Estudantes de escolas de ensino fundamental, médio e profissionais, assim como outras universidades da região, também divulgaram seus resultados para a comunidade acadêmica da UCPel. 

Conforme a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, está edição do Salão está a bastante tempo sendo organizada para cumprir com a responsabilidade de fazer ensino, pesquisa e extensão. “Encerramos o Salão satisfeitos por tudo o que foi apresentado e produzido. Também recompensados pelo envolvimento dos alunos, professores e funcionários. A UCPel é uma universidade que realmente faz o seu papel de transformar a vida das pessoas”, comentou. 

Veja, a seguir, a relação dos trabalhos premiados:

JOVEM PESQUISADOR – INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ciências da Saúde/Biológicas

Associação entre o polimorfismo rs10754558 do gene nlrp3 com transtorno de ansiedade generalizada em jovens adultos, de Ariadni Mesquita Peres da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Gabrieli Cornenonzi Ghisleni.
 
Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas

O direito a liberdade de manifestação artística e de Pensamento de Bruno Jansen da Roza da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Ana Regina Costa Martins.

Linguística, Letras e Artes  

A Análise de Fonologias com Desvios à Luz de Processos de Marcilene da Costa Laner da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Carmen Lucia Barreto Matzenauer.

Ciências Exatas, da Terra e Agrárias

Avaliação da taxa de embrionamento de ovos de dioctophyme renale após tratamento quimioterápico com vimblastina em um cão de Pâmela Caye da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação da professora Josaine Cristina da Silva Rappeti. 


JOVEM PESQUISADOR – PROBIC / FAPERGS

Ciências da Saúde/Biológicas

Prejuízo funcional na conversão diagnóstica para o transtorno bipolar: resultados preliminares de Erico Nobre dos Santos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Hiram Larangeira de Almeida Junior.

Linguística, Letras e Artes

Descrição acústica e articulatória do tap: produções pelotenses de Patrícia Pereira Melcheque da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação da professora Giovana Ferreira Gonçalves. 

Ciências Exatas, da Terra e Agrárias

Um algoritmo baseado em kernel para detecção de bordas em imagens multiespectrais de Luana Rutz Schulz da Universidade Católica de Católica (UCPel). Orientação do professor Sergio Jose Melo de Almeida.

JOVEM PESQUISADOR - PIBIC/CNPq

Ciências da Saúde/Biológicas

Composto orgânico de selênio associado com a classe indol: promissora molécula multialvo para o tratamento da comorbidade diabetes mellitus tipo 1 e depressão maior de Darling de Andrade Lourenço da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação do professor Lucielli Savegnago.

Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

Especulação imobiliária e o poder público: a iniciativa público privada da exclusão de Tayna Correa de Oliveira da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Cristine Jaques Ribeiro. 

Linguística, Letras e Artes

Epêntese em palavras proparoxítonas? o acento e a restrição da janela de três sílabas de Karine da Cunha Duarte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Carmen Lucia Barreto Matzenauer.

Ciências Exatas, da Terra e Agrárias

Exploração de Topologias de Circuitos Somadores para Somadores Aproximados de Morgana Macedo Azevedo da Rosa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Eduardo Antonio Cesar da Costa.


PESQUISADOR(PÓS-GRADUAÇÃO


Ciências da Saúde/Biológicas

Problemas emocionais e comportamentais em filhos de pais com transtornos de humor de Suelen de Lima Bach da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação da professora Karen Jansen.

Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

As relações de trabalho e a atuação sindical em tempos de austeridade de Rubens Soares Vellinho da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Renato da Silva Della Vechia. 

Linguística, Letras e Artes

Essa coca é fanta. E daí? Réplica ao discurso homofóbico de Tainara Lemos Pacheco da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Adail Ubirajara Sobral. 

Ciências Exatas, da Terra e Agrárias

Exploração arquitetural do algoritmo cordic de Andre Neves Sapper da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).  Orientação do professor Eduardo Antonio Cesar da Costa.

EXTENSÃO / UCPEL

1º Colocado - Avaliação da musculatura do core em remadores atendidos por um projeto de extensão de Marco Antonio Rodrigues Boa nova Junior da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Flaviano Moreira da Silva.

2º Colocado - Reabilitação fisioterapêutica pós - operatório do ligamento cruzado anterior em um atleta juvenil de taekwondo: um estudo de caso de Nicolas Kickhofel Weisshahn da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Orientação do professor Flaviano Moreira da Silva.

EXTENSÃO / OUTRAS IES

1º Colocado - Sistematização da assistência de enfermagem à pessoa que vive com hiv/aids: um estudo de caso de Lais Vaz Moreira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação da professora Mariana Fonseca Laroque.

2º Colocado - Experiência de discentes no atendimento de animais provenientes de comunidade em vulnerabilidade social de Pelotas/RS de Vittoria Bassi das Neves da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação da professora Marlete Brum Cleff. 


ESCOLAS DE PELOTAS E DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Psicopatas: normais na aparência, perigosos nas atitudes de Helena Brito dos Santos de Moraes do Colégio Franciscano Espírito Santo. Orientação da professora Maria Eugênia Porcellis.

PROFISSIONAIS

Ciências da Saúde/Biológicas

Depressão no período gestacional: fatores associados de Lidiane Aguiar Ferreira da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

Planejamento tributário como ferramenta de gestão no agronegócio de Priscila Duarte Salvador. 

Linguística, Letras e Artes

Descrição e análise do processo de aquisição das vogais frontais arredondadas [y], [q] e [e] do francês por locutoras brasileiras adultas proficientes em francês de Giulian da Silva Pinto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?