/ Notícias / Presidente da ALFAL palestra sobre sociolinguística na UCPel
Presidente da ALFAL palestra sobre sociolinguística na UCPel
Presidente da ALFAL palestra sobre sociolinguística na UCPel
O tema ‘Sociolinguística: Variação, Estilo, Atitude e Acomodação’ foi destaque em uma série de palestras realizadas entre os dias 16 e 19 de outubro no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel). O presidente da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), Dermeval da Hora Oliveira, ministrou o curso voltado para acadêmicos da graduação em Letras e para o PPGL. 

A atividade foi promovida pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que reúne o PPGL da UCPel, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). As palestras possibilitaram discussões sobre questões relacionadas à atitude linguística, variação linguística, estilo e acomodação. “Realizamos análises sobre aspectos variados da língua, mostrando e comparando alguns processos que acontecem em determinadas regiões”, explica Oliveira. 

De acordo com o docente, o preconceito linguístico no Brasil mostra ligações com a autoestima do indivíduo em relação a sua maneira de falar. No Nordeste, por exemplo, não há uma valorização do falar, e isto acaba alavancando o preconceito, diferentemente da região Sul, onde muitos têm orgulho do sotaque em questão. O pesquisador também citou a crença de que toda a comunidade acadêmica fala a norma culta, quando na verdade também se encontra outras realidades de fala.  “O preconceito acaba sendo nocivo. Você transfere isso para a vida das pessoas e elas acabam perdendo oportunidades por conta da sua maneira de falar”, finaliza.

A sociolinguística vem contribuindo no combate ao preconceito linguístico no país. “O tópico permite alertar que existem as variedades e que estas são características de grupos e regiões. O estilo que você utiliza uma variante ou outra vai depender do contexto em que está inserido”, destaca o professor sobre o estudo que permite analisar e legitimar as variações linguísticas.

Lançamento do livro Fonologia, Fonologias

O palestrante aproveitou a oportunidade na cidade para relançar o livro que divide autoria com a professora do PPGL/UCPel, Carmen Matzenauer. A obra foi lançada em fevereiro deste ano na Universidade Federal do Fluminense (UFF). O livro recebe o título de “Fonologia, Fonologias” e reúne os maiores pesquisadores do tópico no Brasil, trabalhando com todas as teorias que existem na fonologia.

Dermeval da Hora é graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em Letras pela UFPB e doutorado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Realizou dois pós-doutorados na Universidade Livre de Amsterdam. Hoje é professor da UFPB, presidente da ALFAL e coordenador da área de letras e linguística da CAPES. 

Redação: Rafaela Rosa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?